top of page

Quer evitar brigas? Seja um bom ouvinte!


Por Bispa Fê


Me responda com sinceridade: Você ouve para reagir ou para entender e responder?


Muitas pessoas me perguntam: Bispa, como ser uma boa comunicadora? Como ser uma boa conselheira? Como ser uma boa mentora?


O primeiro passo, tudo, é ser uma boa ouvinte!


Isso, inclusive, é um princípio espiritual:


Tiago 1.19: Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar.


E como ser um bom ouvinte? Anote essas dicas:


1- Mostre que você está disponível e aberta para conversar


Se as pessoas têm o costume de omitir informações de você, os motivos podem ser: esquecimento, falta de necessidade... Mas pode ser também por falta de confiança ou por medo de suas reações.


2- Procure fazer perguntas que estimulem a pessoa a falar


Vale lembrar que o “como” e “o que” depende de “com quem” você está conversando e o nível de intimidade que vocês têm.


3- Escute para compreender, não para criticar


Concentre-se simplesmente no que aquela pessoa está dizendo, não no que você pensa sobre o que está sendo dito.


4- Mostre que você está prestando atenção


Como? Não olhando para os lados ou para o celular. A impressão que você pode deixar é que qualquer coisa é mais importante do que aquela conversa.


Essa ideia de que “eu não preciso olhar para você para te escutar” não vale para todo mundo. Existem pessoas que consideram isso falta de educação ou de respeito.


5- Evite tentar adivinhar o que ela vai dizer


Isso pode fazer você perder detalhes importantes da conversa.


6- Evite interrupções


A interrupção envia mensagens negativas, como “Sou mais importante do que você”, “Não me importo com o que você pensa” ,“Não tenho tempo para você” ou “Não estou com cabeça para isso!”. Isso pode criar uma série de bloqueios no relacionamento.


7- Se não concordar, em vez de criticar, faça sugestões!


É uma excelente estratégia para lidar com pessoas difíceis, que se ofendem facilmente! Você pode fazer isso em formato de perguntas, mas sempre depois de elogiar.


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comments


bottom of page