top of page

Deus só interfere quando Ele é invocado

Atualizado: 18 de out. de 2022


O tema do Encontro +QV do mês de maio foi "O Poder da Oração". Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, histórias de superação, conselhos, momentos de comunhão, homenagens às discipuladoras destaque do mês e uma mensagem inspiradora da Bispa Sonia Hernandes.


Acompanhe, a seguir, o resumo:


Salmos 65.2: “Ó tu que escutas a oração, a ti virão todas as pessoas.”.


A oração é uma das formas de nos comunicarmos e nos relacionarmos com Deus. Apesar de terem consciência disso, há pessoas que sofrem, pois não sabem como fazer isso! Não sabem como orar, quando orar e ou o que devem dizer... Não sabem se Deus escutou ou não...


Sabendo dessas dificuldades, Jesus deixou para nós alguns conselhos práticos e um modelo de oração:


Mateus 6.6 a 13: “Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa. E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos. Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem. — Portanto, orem assim: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Vamos agora refletir sobre alguns pontos importantes...


Percebeu que a oração que Jesus nos ensinou começa com “Pai nosso”? O que isso significa? Que precisamos orar como filhos, pois é assim que o Senhor nos vê.

E por que está escrito “santificado seja o Teu nome”? Para que, através da nossa vida, as pessoas reconheçam a santidade que há em Cristo!


E “venha o Teu Reino”? Para que somente o Senhor reine na nossa casa... Porque o medo, a loucura, a depressão... não podem mais reinar!


E “seja feita a Tua vontade”? Porque nem sempre o que queremos é o melhor para nós!


E “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”? Aqui, Jesus nos ensina um princípio espiritual importantíssimo: a prática do perdão.


Quando não perdoamos, nos tornamos escravos de sentimentos, de situações e de pessoas... Quando perdoamos, Deus passa a assumir o controle!


Quando o nosso coração está cheio de mágoa, não há espaços para o Espírito Santo agir!


Se você está carregando uma grande dor, troque-a por essa verdade:


O que fizeram com você é muito pequeno perto do que Deus pode fazer na sua vida!


Nada se compara a estar na presença d’Ele! Jesus, em Sua caminhada, nos mostrou isso. Para Ele, a oração era mais importante do que tudo!


Marcos 1.35 a 37: “Tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava. Simão e os que estavam com ele procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, lhe disseram: — Todos estão à sua procura.”


Quando oramos, entramos na presença de Deus ou trazemos a presença d’Ele para os nossos ambientes!


Quando entro na presença d’Ele, eu me sinto amada, protegida, justificada, fortalecida...


Quando eu oro, talvez as coisas não mudem, mas eu mudo e começo a enxergar tudo diferente! Tudo fica mais leve...


Além disso, quando oramos, movemos o mundo espiritual!


Muitas pessoas perguntam: “Se Deus faz somente o que Ele quer, por que precisamos orar?”


Já teve este tipo de questionamento?


Preste atenção nestes versículos:


Provérbios 16.3: “Entregue as suas obras ao SENHOR, e o que você tem planejado se realizará.”


Salmos 115.16: “Os céus são os céus do Senhor , mas a terra ele deu aos filhos dos homens.”


O que isso significa? Que Deus só vai interferir quando for invocado!


Jeremias 33.3: “Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.”


Jeremias 29.13: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”


Sabe qual é o nome disso? Livre arbítrio. Isso significa que podemos entregar nossas vidas nas mão de quem quisermos. A melhor escolha é entregá-la para Deus!


E como fazemos para entregar nossa autoridade a alguém? Fazendo sua vontade... Obedecendo... Seguindo seus preceitos...


2 Pedro 2.19: “...aquele que é vencido fica escravo do vencedor.”


Guarde isso:


Pecado não é ruim, ruim é o preço que pagamos por ele!


Existem prazeres que custam seus valores, sua integridade, sua saúde, sua família, sua reputação...


E para andar com Deus há um preço a ser pago? Muitas vezes, precisamos sacrificar nossas vontades.


Mas sabe o que eu aprendi?


Que os “nãos” de Deus não são para a nossa punição, mas para a nossa preservação.


As leis de Deus não são proibitivas, são segredos de vitória!


Além de estabelecer uma comunicação, a oração serve para corrigir rotas, pensamentos e sentimentos.


É por isso que na Bíblia está escrito:


1 Tessalonicenses 5.17 a 19: “Orai sem cessar.”

Existem 7 elementos indispensáveis para uma oração:


1- ELA PRECISA SER FEITA POR VOCÊ


Eu posso até orar por você, mas para que Deus interfira você precisa orar também!


Outra coisa importante: Em vez de reclamar, peça o que você precisa! Isso é um princípio espiritual:


Tiago 4.2: “Nada têm, porque não pedem...”


2- SANTIDADE, SINCERIDADE E VERDADE


Limpe-se antes de entrar na presença de Deus!


Salmos 24.3 e 4: ““Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”


Hebreus 12.14: “Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”


João 4.23 e 24: “Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”


2- OBEDIÊNCIA E HUMILDADE


Humildade é reconhecer que a vontade de Deus é melhor do que a nossa!


Por isso, quando pedir algo, tenha as motivações corretas.


Tiago 4.3 e 6 a 10: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres.”


Mas e se eu pedir algo com motivações boas e Deus falar “não”? isso é sinal de que Ele tem propósitos maiores para isso!


Um bom exemplo foi a oração que Jesus fez no Getsêmani, quando disse: “Se possível, afaste de Mim este cálice, mas seja feita a Tua vontade!”.


Deus disse “não”, pois Jesus precisava cumprir a missão d’Ele!


Um dia, eu parei para refletir: Se Deus tivesse feito tudo segundo a minha vontade, será que hoje eu seria mais feliz? Sabe em qual conclusão que eu cheguei? Que, com certeza, não!


3- FÉ


Hebreus 11.1 e 6: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.”


Mateus 21.22: “E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão.”


Sabe o que eu aprendi? Que a fé enxerga! Isso mesmo! Se o medo nos faz enxergar em tudo uma ameaça, através da fé, nos enxergamos nas promessas de Deus, caminhamos de acordo com elas e as alcançamos.


5- PERSEVERANÇA


Sabe o que eu aprendi?


Fé que não suporta o dia mau não é fé!


Fé que não suporta ameaças e ataques não é fé!


Sabe o que é fé? É certeza!


Perseverar é orar até quebrar todas as resistências espirituais!


Existem casos em que precisamos reforçar a nossa oração com o jejum, que é outra arma de guerra poderosa. Esse é uma das lições que a história de Daniel nos ensina:


Daniel 10.13: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”


Há outra lição importante que eu aprendi:


Sempre ore de acordo com o que está na Palavra, pois é a linguagem do nosso Pai!


6- ORE EM NOME DE JESUS


João 14.13 a 15: “E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei. — Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos.”


7- AÇÕES DE GRAÇAS


1 Tessalonicenses 5.18: “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

E para encerrar...


Mais uma estratégia de vitória para você: Tenha um Caderno de Guerra!


Para você nunca se esquecer dos seus propósitos de oração, das promessas que Deus tem para a sua vida e dos versículos que vão te nortear na sua jornada.


É o espaço que também usamos para registrar todos os ensinamentos que recebemos e as nossas vitórias. Assim sempre traremos à memória o que nos dá esperança!

CLIQUE AQUI para acompanhar as promessas profetizadas para este ano e os versículos que a Bispa Sonia Hernandes colocou em seu caderno de guerra e compartilhou com as participantes do Encontro.


O Caderno de Guerra do +QV é divido por áreas da vida, como espiritual, familiar, emocional, saúde... para você se organizar.


Você pode adquirir o seu no site Gospel Bay.



Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page