Apóstolo Estevam fala sobre o caráter de Gideão
- Redação Renascer
- há 1 dia
- 9 min de leitura

O Caráter Apostólico de Cristo na Vida de Gideão foi o tema da Ceia das Primícias do mês de novembro, realizada na Renascer Arena. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
Jeremias 1. 4 a 10: A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. 6. Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Na Palavra de Deus, vemos grandes profetas sendo alertados e moldados pelo próprio Senhor quanto à importância de ter um caráter espiritual firmado n’Ele.
Caráter é o conjunto de traços morais, éticos e espirituais que definem como uma pessoa age e reage diante das situações da vida. Ele revela quem realmente somos quando ninguém está vendo.
Quem tem um bom caráter é reconhecido como íntegro, confiável e guiado por princípios. Já quem não tem caráter age sem ética, sem moral e sem direção espiritual — tornando-se vulnerável às influências do mal.
A presença do Espírito Santo em nós é o que molda esse caráter segundo o propósito de Deus, para que sejamos aquilo que Ele planejou antes mesmo da fundação do mundo. Assim como disse a Jeremias:
“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1:5)
O diabo sabe que deformando o caráter de uma pessoa, ele destrói o plano de Deus para ela — e a conduz ao fracasso.
Gideão, por exemplo, não possuía o caráter moldado pelo Espírito Santo, e isso o tornava um homem inseguro, limitado e escravizado pelas deformações de sua alma, alimentadas pelos demônios.
As características da falta de caráter espiritual:
- Inconstância
Tiago 1.8: Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
- Hipocrisia
2 Timóteo 3.1, 2 e 5: Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
- Egoísmo
Filipenses 2.3 e 4: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
- Ausência de arrependimento
1 João 1.8 e 9: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Consequências da falta de caráter espiritual:
- Perda da autoridade moral;
- Fé superficial;
- Falta de aptidão para exercer sua constituição.
A Bíblia nos mostra muitos que não permitiram que seu caráter fosse formado pelo Espírito Santo, mesmo tendo todas as oportunidades para isso.
Veja, a seguir, alguns exemplos:
1- Saul, um rei sem caráter
Cheio de deformações, ele passou a produzir apenas frutos carnais.
1 Samuel 13.13 a 15: Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. Então, se levantou Samuel e subiu de Gilgal a Gibeá de Benjamim. Logo, Saul contou o povo que se achava com ele, cerca de seiscentos homens.
2- Judas Iscariotes
Andou com Jesus, presenciou milagres, foi discipulado — mas nunca foi transformado.
Tornou-se um traidor, alguém que roubava as ofertas e resistiu à ação do Espírito Santo.
João 12.4 a 6: Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamar.
3- Sansão, homem forte, mas de moral fraca
Juízes 14.1 a 3: Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.
4- Ananias e Safira, um casal hipócrita e mentiroso
Atos dos Apóstolos 5.1 a 6: Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
Eram generosos apenas de aparência, mas não possuíam caráter, porque eram mentirosos. Paulo descreve as 19 manifestações da falta de caráter que surgirão entre os crentes nos últimos dias.
2 Timóteo 3.1 a 5: Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Gideão era um homem sem o caráter apostólico de Cristo, totalmente despreparado e entregue a si mesmo, até que foi chamado por Deus para uma missão transformadora.
João 3.3 a 7: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
Renascer significa, exatamente, ter o caráter formado pelo Espírito Santo, para que Cristo cresça em mim e eu desapareça.
João 3.30: Convém que ele cresça e que eu diminua.
O Espírito Santo quer fazer renascer em nós o caráter de Cristo.
Quando isso acontece, somos espiritualmente identificados com o Senhor Jesus Cristo e reconhecidos no mundo — tanto no espiritual quanto pelas ações e frutos de vida que nos tornam semelhantes a Jesus.

1- O caráter de Cristo em nós faz com que os demônios nos reconheçam
Atos dos Apóstolos 19.13 a 16: E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.
Satanás reconhece o caráter de Cristo em nós. Por isso, Jesus disse que muitos diriam ‘Senhor, Senhor’, mas não seriam reconhecidos por Ele.
Mateus 7.22 e 23: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Os dois fundamentos
É exatamente o que acontece nos dias atuais: o Espírito Santo quer te purificar para que você não seja apenas um religioso nominal, mas alguém reconhecido por carregar o DNA de Jesus Cristo.
2- O mundo nos identifica pelo caráter de Cristo refletido em nossas vidas
.
Atos dos Apóstolos 4.4 e 8 a 14: Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.
Hoje, precisamos que o Espírito Santo esteja tão presente em nós, que — assim como Pedro — sejamos invadidos por esse poder, e, com autoridade, o mundo reconheça o caráter de Cristo em nossas vidas.
3- Gideão foi transformado em seu corpo, alma e espírito
O corpo, que antes era enfraquecido pela escassez e pela fome, sem vigor e sem forças para lutar, foi renovado e restaurado pelo poder do Espírito Santo. Assim também será contigo: teu corpo será envolvido por esse poder, e a unção do Senhor te transformará. Deus te dará forças para correr como Elias, e você viverá um tempo de renovo sobrenatural!
1 Reis 19.8: Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
TER RENOVAÇÃO E LONGEVIDADE COMO JÓ
Jó 42.12, 16 e 17: Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias.
TER A ENERGIA DE CALEBE
Josué 14.10 a 12: Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
NA ALMA:
Gideão foi curado em sua alma. Ele carregava uma autoimagem destruída, um espírito de autopiedade, covardia, complexos e sentimentos escravizantes. Mas quando o Espírito Santo age em nós, Ele libera o nosso caráter e cura as feridas internas, tornando-nos livres para crescer e enxergar sob a ótica de Deus, segundo o propósito para o qual fomos formados.
NO ESPÍRITO:
O espírito de Gideão estava atrofiado e adormecido; ele vivia apenas sob a tradição religiosa, sem vida interior. Mas veio o poder do Espírito Santo, e ele renasceu por dentro, recebendo nova identidade e autoridade espiritual.
Assim como Gideão, Davi também precisou dessa liberação no espírito, para se tornar o homem segundo o coração de Deus.
Salmos 51.10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Quão profundo foi o clamor de Davi!
Ele desejava o caráter que o tornaria vivo espiritualmente e inabalável diante das provações.
Receba hoje o chamado que transformará completamente o teu caráter!
Assim como Gideão, você será identificado com o poder de Cristo, moldado e fortalecido pelo Espírito Santo.
Aleluia! O Espírito de Deus está gerando em você um novo caráter e uma nova identidade!
Redação