top of page

"A sua herança será a justiça do Senhor"


Nesta quinta-feira (12), a Igreja Renascer em Cristo iniciou o Jejum pela Justiça de Deus.


Com transmissão ao vivo do Renascer Hall, o culto de abertura da campanha foi ministrado pelo Apóstolo Estevam Hernandes.


Acompanhe, abaixo, o resumo:

Ester 6.4 a 11: “Perguntou o rei: Quem está no pátio? Ora, Hamã tinha entrado no pátio exterior da casa do rei, para dizer ao rei que se enforcasse a Mordecai na forca que ele, Hamã, lhe tinha preparado. Os servos do rei lhe disseram: Hamã está no pátio. Disse o rei que entrasse. Entrou Hamã. O rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar? Então, Hamã disse consigo mesmo: De quem se agradaria o rei mais do que de mim para honrá-lo?


E respondeu ao rei: Quanto ao homem a quem agrada ao rei honrá-lo,

tragam-se as vestes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado, e tenha na cabeça a coroa real; entreguem-se as vestes e o cavalo às mãos dos mais nobres príncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praça da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.


Então, disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está assentado à porta do rei; e não omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste. Hamã tomou as vestes e o cavalo, vestiu a Mordecai, e o levou a cavalo pela praça da cidade, e apregoou diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”


Mordecai era um judeu que vivia como escravo na Pérsia. Sempre ficava no último degrau do palácio do rei, onde sofreu uma série de humilhações. Mas Deus havia preparado para ele um plano superior. Afinal, só pode viver a justiça quem sofre injustiça.


Precisamos ter consciência de que não podemos colocar como definitivas as guerras que temos vivido, pois o Senhor está no controle.


Mordecai foi honrado pelo rei Assuero como nenhum outro. E isso foi a manifestação da justiça de Deus na vida dele, pois, para cada situação de vergonha, o Senhor tem para nós a dupla honra. Mordecai viveu essa grande reversão.


Isaías 61.10: “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias.”


Deus está nos colocando debaixo deste manto, pois a justiça d’Ele não falha como ocorre muitas vezes com a do homem. A justiça d’Ele se manifesta através da honra! 


Salmos 11.7: “Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.”


Precisamos ter consciência de que:


1- O PLANO INJUSTO DE SATANÁS NÃO NOS LEVARÁ À FORCA


Ester 5.14: “Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e, pela manhã, dize ao rei que nela enforquem Mordecai; então, entra alegre com o rei ao banquete. A sugestão foi bem-aceita por Hamã, que mandou levantar a forca.”


Ester 7.9 e 10: “Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam o rei: Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de cinquenta côvados de altura que ele preparou para Mordecai, que falara em defesa do rei. Então, disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então, o furor do rei se aplacou.”


Hamã tinha uma inveja mortal de Mordecai, mas a justiça de Deus é soberana. A vontade de Satanás jamais se cumprirá em nossas vidas.


Hamã havia preparado uma forca para Mordecai, mas caiu na própria armadilha.

Aquela reversão foi liberada depois que Ester e o povo jejuaram, pois todos eles estavam sentenciados de morte. Mas o plano de extermínio dos judeus foi frustrado.


Jó 5.11 a 13: “...para pôr os abatidos num lugar alto e para que os enlutados se alegrem da maior ventura. Ele frustra as maquinações dos astutos, para que as suas mãos não possam realizar seus projetos. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos que tramam se precipita.”


Deus faz justiça segundo o coração limpo dos seus servos.


2- AS ARMADILHAS DO INIMIGO SERÃO DESFEITAS

Ester 7.8: “Tornando o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído sobre o divã em que se achava Ester. Então, disse o rei: Acaso, teria ele querido forçar a rainha perante mim, na minha casa? Tendo o rei dito estas palavras, cobriram o rosto de Hamã.”

Hamã, na ânsia de destruir Mordecai, se distrai, tropeça e cai justamente em cima da rainha Ester.


Ao se deparar com aquela cena, Assuero pensa que Hamã estava tentando forçá-la e, imediatamente, há uma reversão naquela situação e Hamã começa a cair do pedestal.

Deus tem caminhos para manifestar justiça sobre nossas vidas.


Salmos 91.3 e 8: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.”


Isaías 54.17: “Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor.”


Deuteronômio 28.7: “O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.”


3- DEUS FARÁ JUSTIÇA PROSPERANDO NOSSOS CAMINHOS


Ester 10.2 e 3: “Quanto aos mais atos do seu poder e do seu valor e ao relatório completo da grandeza de Mordecai, a quem o rei exaltou, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis da Média e da Pérsia? Pois o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo da sua raça.”


A prosperidade de Mordecai frustrou o plano do inimigo. Isso é prova de que os que clamam por justiça a encontram.


Lucas 18.7: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”

Mateus 5.6: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”


A tua herança é a justiça do Senhor.


Acompanhe, no vídeo abaixo, o culto na íntegra:

Os temas do Jejum da Justiça de Deus são os mesmos da campanha “52 Dias de Neemias – Construindo 2021” (clique aqui para acompanhar). Redação

bottom of page