top of page

Síndrome do Impostor: O que é e como se livrar?


Já teve aquela sensação de impotência? De insuficiência? De falta de pertencimento? De falta de merecimento? De que outras pessoas deveriam estar no seu lugar? De que você é uma farsa e que a qualquer momento alguém vai te desmascarar?


Talvez, você esteja com a Síndrome do Impostor!


Isso ocorre quando a pessoa não consegue aceitar e admitir suas conquistas, pois acredita que todo o seu sucesso se deve somente ao acaso ou porque alguém a ajudou.


Essa síndrome também dá asas aos verdadeiros impostores... Pois, no final, você acaba permitindo que outros recebam os méritos de todo o seu trabalho.


Um comportamento observado na maioria dos casos de Síndrome do Impostor é a autossabotagem. Por medo de falhar, a pessoa adota posturas e atitudes que acabam resultando na decepção que tanto tentou evitar.


Muitas pessoas acabam rejeitando oportunidades por se sentirem inferiores... É o que eu chamo também de “Síndrome de Gideão”.


Você já ouviu falar do conceito de mindeset? É a nossa programação mental! Existem dois tipos: o fixo, que é de limitação, e o de crescimento, que é de expansão.


Eu abordo este assunto com profundidade no meu livro “Mais que Vencedoras”. Você pode encontrá-lo no Gospel Bay.


O mindset de Gideão era fixo.


Quando Deus o chamou para ser um grande juiz e libertar o povo de Israel das mãos dos midianistas, sabe o que ele respondeu?


Juízes 6.15: “Ah! Meu Senhor! Como livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai.”


A Síndrome do Impostor é também um sinal de que a nossa autoimagem está completamente distorcida e, como já sabemos, a autoimagem é um dos termômetros da autoestima.


A baixa autoestima leva à autossabotagem... É uma ladra de relacionamentos, oportunidades e de sonhos...


Se você está sofrendo disso, saiba que você não é a única! Todo mundo, em algum momento, deixou de assumir sua posição por se sentir incapaz e insuficiente!


Sabe quem mais na Bíblia sofreu disso? A rainha Ester!


Quando Mordecai falou para ela ir à presença do rei para clamar em favor do povo dela, que estava debaixo de um decreto de morte, sabe o que ela respondeu?


Ester 4.11: "Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para falar com o rei, não há outra sentença que não a de morte, a não ser que o rei estenda para essa pessoa o cetro de ouro, para que viva. E eu, nestes trinta dias, não fui chamada para comparecer diante do rei."


Ester não tinha consciência de duas coisas:


1- Do valor que ela tinha para o rei!


2- Do propósito que Deus tinha para a vida dela!


Mordecai, então, a despertou para a realidade e para as consequências de sua omissão:


Ester 4.13 e 14: “Então Mordecai pediu que respondessem a Ester: Não pense que, por estar no palácio real, você será a única, entre todos os judeus, que conseguirá escapar. Porque, se você ficar calada agora, de outro lugar virá socorro e livramento para os judeus, mas você e a casa de seu pai perecerão. Mas quem sabe se não foi para uma conjuntura como esta que você foi elevada à condição de rainha?"

Ester, então, reposiciona-se, proclamou um jejum e foi à presença do rei com a cara e a coragem e estrategicamente conquistou para o povo dela o direito de lutar por suas vidas!


Guarde isso:


Quando nos enxergamos do pior jeito, automaticamente nos tratamos do pior jeito e permitimos que outras pessoas também nos tratem do pior jeito.


Existem alguns sinais que indicam que, infelizmente, você não tem se dado o valor que merece:


1- Quando você considera todos melhores do que você;


2- Quando você se culpa por tudo;


3- Quando tem o costume de se relacionar com pessoas tóxicas;


4- Quando você se anula pelo medo de ser rejeitada;


5- Quando você não cuida da sua saúde e da sua aparência;


6- Quando você desiste facilmente, ou então, nem tenta;


7- Quando você tem a mania de acreditar que sempre algo ruim está prestes acontecer.


E como quebrar este ciclo?


1- Abandone as comparações;


2- Elimine todo peso da culpa;


3- Descubra e viva o seu propósito;


4- Reveja os padrões de felicidade que você elegeu como verdadeiros;


5- Reconheça e celebre suas vitórias;


6- Identifique seus pontos de melhoria e trabalhe neles;


7- Permita-se ser amada!


Que, a partir de hoje, você assuma quem você realmente é: uma edição limitada!


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comments


bottom of page