Renascer realiza última Ceia de Primícias de 2025
- 6 de dez. de 2025
- 6 min de leitura
“Espírito de Derrota x Espírito de Vitória de Gideão” foi o tema da última Ceia de Primícias do ano. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes, na Renascer Arena, em uma noite marcada por um ato profético de consagração para 2026.
Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra:
Gênesis 3: 6. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8. Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10. Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Deus criou o homem vitorioso, dotado de forças interiores que o preservariam de todos os males de Satanás.
Mas, ao cair, o homem experimentou sua primeira derrota no Éden.
Foi então que Satanás introduziu o espírito de derrota, que passou a atuar ferozmente contra a humanidade.
Em Jesus Cristo, porém, Deus restaurou ao homem a vitória, devolvendo-lhe a possibilidade de voltar a ser um vencedor. Em Cristo, recebemos o Espírito de Vitória.
Gideão experimentou, dentro de si, a ação desses dois espíritos e sentimentos: primeiro, como um homem que se via irremediavelmente derrotado; depois, como um homem levantado por Deus para vencer.
E assim também vemos na caminhada dos servos do Senhor: muitas vezes, derrotas são impressas na mente e no coração por causa desse espírito de derrota.
Vejamos alguns exemplos:
1- Nóe, que foi derrotado pelo álcool
Gênesis 9: 20. Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. 24. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço 25. e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.
Há interpretações que sugerem que Cam possa ter violado Noé ou, ao menos, exposto e zombado de sua nudez. O fato é que o homem que venceu o dilúvio acabou sendo derrotado pelo álcool.
Precisamos ter consciência dessa ação maligna, que usa brechas para gerar vergonha, destruição e derrota espiritual.
2- Ló e a esposa, que foram derrotados por esse espírito
Gênesis 19: 31. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. 32. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. 33. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. 34. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. 35. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
A mulher de Ló foi derrotada pela curiosidade. E Satanás usou o mesmo método de engano para destruir ainda mais aquela família: embebedou Ló, e suas próprias filhas tiveram relações sexuais com ele, gerando dois povos — os moabitas e os amonitas.
Essa é uma das grandes derrotas que Satanás impõe aos servos de Deus:
eles foram vencedores ao escapar de Sodoma e Gomorra, mas acabaram derrotados por suas próprias deformações internas.
3- Ananias e Safira, que foram derrotados pela ganância e avareza
Atos dos Apóstolos 5: 1. Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, 2. mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. 9. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. 10. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.
Eles faziam parte da igreja primitiva, tinham relação direta com Pedro, mas Satanás trabalhou com esse espírito demoníaco para induzi-los ao pecado que resultou em sua morte.
Precisamos ter plena consciência da atuação desse demônio que imprime o espírito de derrota e nos descaracteriza na nossa identidade pessoal e espiritual.
A grande pergunta é: Qual espírito governa o seu interior?
O espírito de derrota produz exatamente o que se manifestava na vida de Gideão:
-Roubo
-Humilhação
-Inferioridade
-Achatamento emocional e espiritual
-Insatisfação com a própria vida
-Distanciamento da vida abundante
Gideão mostrava sinais de sua constituição espiritual: mesmo vivendo debaixo desse jugo, ele não estava paralisado — ele continuava trabalhando no trigo.
Mas, ainda assim, ele precisava de uma poderosa libertação.

Para isso, era necessário iniciar um processo que o conduzisse a receber o Espírito de Vitória.
1- Quebra de altares
Juízes 6: 25. Naquela mesma noite, lhe disse o Senhor: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está junto ao altar. 26. Edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cimo deste baluarte, em camadas de pedra, e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha do poste-ídolo que vieres a cortar.
Quebra os altares e corta o poste-ídolo!
Esses altares precisam cair:
-Altar do Ego
-Altar da Contenda
-Altar da Miséria
-Altar do Medo
-Altar da Revolta
-Altar da Idolatria
-Altar da Religiosidade
2- Mudar o ambiente interior
Salmos 51: 10. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Davi aprendeu em Ziclague que o espírito de derrota produz abatimento e leva o nosso interior a se entregar à situação, como se não houvesse mais saída.
1 Samuel 30: 6. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.
3- Não se autodiagnosticar como não merecedor ou derrotado
Josué 1:5–6 5. Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; não o deixarei, nem o desampararei. 6. Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos seus pais.
Josué estava temeroso porque Moisés havia morrido. Então Deus ordenou que ele se impregnasse do otimismo gerado pela fé.
Da mesma forma, Deus chamou Gideão — e hoje chama você — para romper de vez com esse espírito de derrota. Porque o derrotado já está debaixo dos seus pés.
Romanos 16:20. E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos pés de vocês a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
E Deus faz isso ativando a sua constituição espiritual, assim como fez com os apóstolos.
João 20:22. E, depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo.’
Receba! Porque vai entrar em você o Espírito de Vitória do Senhor Jesus.
Romanos 8:11: Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
3 passos iniciais para caminhar no espírito de vitória:
3.1 Não ouça mais as mentiras do inferno. Ouça o que Deus diz sobre você:
-Valente
-Forte
-Escolhido
-Capaz
3.2 Comece a enfrentar tudo o que te derrotava
Os conflitos que você sufocou e tudo o que te trouxe derrota — agora você enfrenta como vencedor.
3.3 Aprenda a lutar com menos e não com mais
Você tem o Maior com você, e as suas vitórias já estão determinadas no mundo espiritual.
3.4 Celebre com força, pela fé, as suas vitórias.
Encha-se do Espírito Santo, porque Ele é o Espírito de Vitória derramado sobre nós.
Declaração profética:
“Todo espírito de derrota cai por terra hoje na minha vida! Eu recebo o espírito de ousadia, conquista e vitória do Senhor!”
2 Timóteo 1:7. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Redação



Comentários