top of page

Prepare-se para viver cada estação

Por: Bispa Sonia

Salmo 90.12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”


Nunca vivemos um tempo de tanta loucura. É um verdadeiro caos!


Há pessoas que estão tão perdidas, que não conseguem mais discernir o que é certo e o que é errado. Na mente delas, as verdades e as mentiras se misturaram.


Por outro lado, existem situações que realmente não fomos preparados para enfrentar, como, por exemplo, a morte de um filho.


Quando Deus recolheu o Bispo Tid, perguntei a Ele: “Senhor, como faço para viver sem meu filho?”


Sabe o que Ele disse? Para eu abrir a Bíblia no começo!


Hoje, eu vou ensinar, passo a passo, o caminho de vitória que o Senhor me revelou para vivermos cada fase da nossa vida da melhor maneira possível:


1- COLOQUE A LUZ DE DEUS EM CADA SITUAÇÃO


Gênesis 1.1 a 3: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”


Como Deus iniciou Sua obra de criação? Declarando: “Haja luz!”


A primeira coisa que precisamos fazer, em meio ao caos, é pedir para o Senhor iluminar o nosso entendimento e o nosso caminho.


Este foi um dos segredos das vitórias de Davi.


Quando Davi soube que a cidade de Queila havia sido atacada pelos filisteus, mesmo vivendo em cavernas – pois estava se escondendo de Saul –, decidiu defendê-la. Mas, antes de tomar qualquer atitude, ele orou, e Deus disse: “Vá, pois Eu serei contigo!”


Davi e o exército dele tiveram uma vitória incrível. Mas, a história não acaba aí... Quando Saul soube que Davi estava lá, decidiu ir ao encontro dele para matá-lo.


Davi, então, mais uma vez, pediu uma orientação para Deus: “Senhor, se Saul vier atrás de mim, os moradores de Queila me defenderão? Eu preciso de uma luz.”


E Deus respondeu: “Vá embora, pois, se você ficar, eles te entregarão!”.


Pare e pense: O que teria acontecido com Davi se ele não tivesse pedido uma direção para Deus?


Precisamos ter consciência de que, para cada situação de nossas vidas, Deus tem um propósito e nem sempre este propósito ficará claro. Por isso, precisamos de luz.


Quem não anda na luz tem grandes chances de se perder em suas deduções, como Saul, que, diferente de Davi, era precipitado, impulsivo... Não sabia esperar.


Seu reinado chegou ao fim quando, por causa de sua ansiedade, feriu um princípio espiritual:


1 Samuel 13.8 a 14: “Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do Senhor; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.


Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.”


O que faltou para Saul? Luz!


Sabe o que fez Daniel ter vitória, mesmo em meio a tantas sentenças e decretos de morte? Ele sempre pedia luz para Deus.


Aquelas orações o levaram para a cova dos leões, ou seja, para a “cova da morte”? Não, mas para a cova onde havia um anjo do Senhor.


Ele viveu a verdade desta Palavra:


Salmos 34.7: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”

Peça para Deus iluminar os seus caminhos, para que você não se desvie do propósito que Ele tem para você.


João 8.12: “Falando novamente ao povo, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”


2- PEÇA PARA DEUS TE DAR DISCERNIMENTO PARA VOCÊ SEPARAR O MATERIAL DO ESPIRITUAL


Gênesis 1.6 a 8: “E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.”


Se você quer ter vitória, é necessário deixar o Espírito assumir o controle, como Paulo e Silas fizeram na prisão:


Atos 16.18 a 26: “16 Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.


Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.


Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”


Não permita que Satanás te faça abortar a promessa que trouxe luz para você!


3- TENHA PLANOS ESPECÍFICOS PARA CADA ÁREA DA SUA VIDA


Gênesis 1.9 a 11: “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.”


Faça planos e coloque prazos! Transformes seus objetivos em pequenas metas diárias.


Invista no seu crescimento e no seu desenvolvimento! Inclua na sua rotina hábitos saudáveis!


Pratique exercícios físicos, beba bastante água, invista na qualidade do seu sono, tenha períodos de meditação na Palavra de Deus, busque se aperfeiçoar profissionalmente, passe mais tempo com seus filhos, com seu marido...


Lembre-se de que pequenas atitudes podem trazer grandes mudanças!


4- PREPARE-SE PARA VIVER CADA ESTAÇÃO E PERSEVERE PARA VIVER O PROPÓSITO


Gênesis 1.14 a 18: “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.”


Olhe para o céu, é de lá que vem a direção que você precisa.


5- ENXERGUE-SE VIVENDO A PROMESSA


Gênesis 1.20 a 22: “Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.”


Lembre-se de que os planos que Deus tem para você jamais serão frustrados! Se necessário, Ele trará à existência o que não existe.


6- CRESÇA E SE DESENVOLVA NA PROMESSA


Gênesis 1.28: “E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.”


Caminhe de acordo com a promessa, não com o problema!


7- ESTABELEÇA RECOMPENSAS PARA AS METAS CUMPRIDAS


Gênesis 2: 1. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”


Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page