top of page

Participantes da Caravana percorrem o Túnel de Ezequias

  • Foto do escritor: Redação Renascer
    Redação Renascer
  • 19 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

Também conhecido como Túnel de Siloé, o Tunel de Ezequias é um aqueduto que foi escavado em uma rocha sólida, na cidade de Jerusalém, por volta de 701 a.C., durante o reinado de Ezequias.

Descrito por peritos como uma das grandes proezas de engenharia da antiguidade, o túnel conduzia o povo desde a Fonte de Giom até o tanque de Siloé e foi projetado para abastecer Jerusalém de água, durante um sítio organizado pelos assírios, como mostra os textos bíblicos abaixo.

2 Reis 20.20: "Ora, o restante dos atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueduto, e como fez vir a água para a cidade, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?".

2 Crônicas 32.2 a 4: "Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?"


Neste domingo (19), os participantes da Caravana Apostólica percorreram o túnel e puderam contemplar de perto esta incrível obra.


Acompanhe, a seguir, algumas imagens da travessia:

O trajeto terminou no tanque de Siloé, onde o Apóstolo Estevam Hernandes relembrou um dos milagres realizados por Jesus naquele região, como mostra o texto bíblico abaixo:


João 9.1 a 14: 1 Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.


Depois de dizer isso, Jesus cuspiu na terra, fez lama com a saliva e com a lama untou os olhos do cego. Então disse ao cego: — Vá lavar-se no tanque de Siloé. Siloé quer dizer "Enviado". O cego foi, lavou-se e voltou vendo. Então os vizinhos e os que antes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: — Não é este o que ficava sentado pedindo esmolas? Uns diziam: — É ele. Outros: — Não, mas se parece com ele. O homem dizia: — Sou eu. Então lhe perguntaram: — Como foram abertos os seus olhos? Ele respondeu: — O homem chamado Jesus fez lama, passou nos meus olhos e disse: "Vá ao tanque de Siloé e lave-se." Então fui, lavei-me e estou vendo.

ree

Comprovação arqueológica


Em Jerusalém, durante uma expedição arqueológica feita em 1873, os pesquisadores encontrar escritas no túnel que comprovam os relatos bíblicos.


Tom Meyer, professor de estudos bíblicos e Teologia na Faculdade da Bíblia Shasta (EUA), afirmou que “é a única inscrição da antiguidade de Israel que comemora um programa de obras públicas e é um dos mais antigos exemplos de escrita em hebraico".

Embora o registro apresente danos irreparáveis, que dificultam o estudo e a análise, Meyer afirma que ele possui a descrição da obra e dos trabalhadores que escavaram o túnel, no qual se comemorava as atividades e feitos.

A inscrição se encontra no Museu de Arqueologia de Istambul, na Turquia, pois a área onde foi feita a descoberta na época, estava sob domínio do Império Otomano.



Redação

 
 
 

Comentários


bottom of page