top of page

“O retorno para Casa” é tema da Ceia de Janeiro


“O retorno para Casa” foi o tema da primeira Ceia de Oficiais de 2023. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam neste sábado (07), na Renascer Arena.


Acompanhe, a seguir, o resumo:


Zacarias 10.10 a 12: Porque eu os farei voltar da terra do Egito e os congregarei da Assíria. Eu os trarei à terra de Gileade e ao Líbano, e não haverá lugar para todos. Passarão pelo mar de angústia, serão feridas as ondas do mar, e todas as profundezas do Nilo se secarão. Então será derrubado o orgulho da Assíria, e o cetro do Egito será removido. Eu os fortalecerei no Senhor , e eles andarão no meu nome", diz o Senhor .


O que mais tem roubado as pessoas hoje é a falta de temor a Deus. Temer não é somente respeitar, mas ser obediente a Deus.


Provérbios 9.10: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.


Precisamos ter consciência de que a Igreja não é uma instituição criada por homens, mas pelo Senhor! Por isso, não seja um desigrejado!


Jeremias 25.10 a 12: Farei cessar entre eles o som das festas e da alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o ruído das pedras do moinho e a luz das lamparinas. Toda esta terra virá a ser uma ruína, objeto de horror, e estas nações servirão o rei da Babilônia durante setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação, a terra dos caldeus, por causa de sua iniquidade, diz o Senhor ; farei deles ruínas perpétuas.


Um tempo de juízo foi estabelecido, pois o povo havia se corrompido espiritualmente e moralmente. Eles estavam à mercê do inimigo.


Depois de 50 anos, uma parte do grupo volta para Jerusalém. Debaixo da graça e misericórdia do Senhor, o cativeiro babilônico chegou ao fim.


Precisamos ter consciência de que Deus é amor, mas Ele também estabelece juízo.


Zacarias 9.12: Eu os fortalecerei no Senhor , e eles andarão no meu nome", diz o Senhor.


Para vivermos este retorno, precisamos:

1- RESTAURAR O ALTAR


Esdras 3.1 e 2: Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, o povo se reuniu, como um só homem, em Jerusalém. Então levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem holocaustos sobre ele, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus.


Precisamos colocar nossa vida espiritual em ordem, tendo consciência de que nossa eternidade é construída aqui na terra.


1 Tessalonicenses 4.16 e 17: Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.


2- DEIXAR DE NOS ALIMENTAR DE RESTOS E VOLTAR PARA A CASA DO PAI, ONDE HÁ AMOR NOS ESPERANDO


Lucas 15.17 e 18: Então, caindo em si, disse: "Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor.


O filho pródigo entendeu que o melhor lugar da terra era na casa do Pai!

3- VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR


O evangelho do descompromisso traz superficialidade e vulnerabilidade espiritual.


Apocalipse 3.15 e 16: Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.


Para encerrar o cativeiro físico, Deus moveu o coração do rei Ciro.


Para trazer um fim ao nosso cativeiro espiritual, Deus enviou Jesus Cristo.


Gálatas 5.1: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão.


Com essa liberdade conquistada por Cristo na cruz, podemos voltar à Casa do Pai e viver os propósitos que Ele tem para nós!


E o que precisamos saber e colocar em prática?


1- A LIBERTAÇÃO VEM COM A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA CUMPRIRMOS OS PROPÓSITOS D’ELE


Esdras 1.1 a 7: No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor , por boca de Jeremias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que ordenou que se proclamasse em todo o seu reino e que se pusesse por escrito o seguinte: "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor , Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar um templo em Jerusalém, que fica em Judá. Aquele dentre vocês que for do seu povo, que o seu Deus esteja com ele e que suba para Jerusalém, que fica em Judá, e edifique a Casa do Senhor , Deus de Israel; ele é o Deus que está em Jerusalém. Todo aquele que restar, seja qual for o lugar em que habita, que os homens desse lugar o ajudem com prata, ouro, bens e gado, além das dádivas voluntárias para a Casa de Deus, em Jerusalém."


Então se levantaram os chefes de famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas e todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor , em Jerusalém. Todos os que moravam nos arredores os ajudaram com objetos de prata e de ouro, bens, gado e coisas preciosas, além de todas as ofertas voluntárias. Também o rei Ciro entregou os utensílios da Casa do Senhor , os quais Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém e colocado na casa de seus deuses.

2- TUDO QUE NABUCODONOSOR SAQUEOU FOI RESTITUÍDO ATRAVÉS DE CIRO


Esdras 1.6 e 7: Todos os que moravam nos arredores os ajudaram com objetos de prata e de ouro, bens, gado e coisas preciosas, além de todas as ofertas voluntárias. Também o rei Ciro entregou os utensílios da Casa do Senhor , os quais Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém e colocado na casa de seus deuses.


Zacarias 9.12: Eu os fortalecerei no Senhor , e eles andarão no meu nome", diz o Senhor .


A restituição que Deus tem para nós vai além do que pedimos, pensamos ou imaginamos!


3- PARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO, DEUS ESTABELECEU ALICERCES


Esdras 3.10 a 13: Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor , segundo as instruções deixadas por Davi, rei de Israel. Cantavam responsivamente, louvando e dando graças ao Senhor , com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando o Senhor por terem sido lançados os alicerces da Casa do Senhor .


Porém muitos dos sacerdotes, levitas e chefes de famílias, já idosos, que tinham visto o primeiro templo, choraram em alta voz quando, diante de seus olhos, foram lançados os alicerces deste templo; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria. E assim não se podiam distinguir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo gritava tão alto, que as vozes se ouviam de longe.


O alicerce de todas as áreas de nossas vidas é Jesus Cristo!


Eu profetizo que todas as ruínas abrirão espaço para a glória da segunda casa, que será maior do que a da primeira.



Redação

Fotos: Pedro Flausino

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page