top of page

O que o seu nome diz sobre você?

Por Bispa Fê

Você já procurou o significado do seu nome?


O meu significa “ousada para conquistar a paz”


Mas será que isso pode influenciar nas minhas características, na minha personalidade ou no meu futuro?


Nos tempos bíblicos, os nomes possuíam uma grande importância. Eles não levavam em consideração as tendências ou a sonoridade, como é mais comum atualmente. O que importava era o seu significado.


O nome estava relacionado ao propósito, às promessas ou a maneira como os pais definiam seus filhos.


A própria escolha do nome de Jesus nos mostra isso:


Mateus 1.20 e 21: Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do SENHOR, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.


Por isso que Jacó não aceitou o nome que Raquel queria dar para um de seus filhos:


Gênesis 35.17 a 18: Em meio às dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni (filho da minha dor); mas seu pai lhe chamou Benjamim (filho da minha destra).


Mas e hoje? As pessoas escolhem os nomes de seus filhos de acordo com o que elas consideram especial. Às vezes, para homenagear alguém... Às vezes, por causa da maneira como os filhos foram concebidos.... Ou às vezes só por acharem bonito...

Eu adoro ouvir as histórias de como os pais escolhem os nomes de seus filhos, mas nunca conheci ninguém que escolheu por acreditar que isso poderia influenciar na personalidade ou no futuro deles!


Eu acredito que, dos nossos pais, vem o nosso nome... Quando casamos, recebemos o sobrenome dos nossos maridos, mas a nossa verdadeira identidade vem de Deus!


Gênesis 2.7: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Eclesiastes 12.7: ...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.


Estamos no mundo, mas não somos do mundo! A nossa origem e o nosso destino estão em Deus!


E o que te define? Suas escolhas!


Escolha Deus, e você receberá o nome que só Ele tem para você:


Apocalipse 2.17: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comments


bottom of page