top of page

O problema não são os fatos, mas nossas conclusões!

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Em 9 de janeiro, aconteceu a primeira reunião mensal do projeto +QV (Mais que Vencedoras) de 2021.

O encontro foi marcado por momentos de louvor, orações, testemunhos impactantes e uma mensagem de reflexão.

Com transmissão ao vivo do Renascer Hall, a palavra foi ministrada pela Bispa Sonia Hernandes, com base no tema “Visão Espiritual”.

Acompanhe, a seguir, o resumo:

Ezequiel 37.1 a 10: “Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.

Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.”

Como você tem enxergado as pessoas e as situações? Como você tem se enxergado?

Ezequiel estava diante de um cenário tenebroso. O que ele poderia esperar? Ser morto também.

O problema não são os fatos, mas as conclusões que tiramos. Precisamos ter consciência de que a dedução é o caminho para a confusão. As situações não são definitivas. Mas nossas escolhas são determinantes.

Precisamos ter sempre em mente que, para tudo, Deus tem um plano superior. Precisamos aprender a enxergar espiritualmente, para não tropeçarmos mais nos nossos medos!

Há três tipos principais de visão:

- A visão carnal, que nos permite só enxergar o que está no plano material;

- A visão espiritual, que nos permite enxergar que, independente das circunstâncias, haverá bom futuro;

- A visão do mundo espiritual, que nos faz ter revelações do mundo espiritual. É o que algumas pessoas chamam de “visão aberta”.

Dizem que contra fatos não há argumentos, mas existem muitos fatos manipulados. Satanás é um espírito enganador, que tenta criar cenários para nos induzir a fazer escolhas que nos afastam do plano de Deus. Precisamos aprender a enxergar a verdade por de trás dos fatos.

O processo de transformação de Paulo, que até então era um dos maiores perseguidores da Igreja, começou quando Cristo se revelou a Ele através de uma luz:

Atos 9.1 a 20: “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.

Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.

Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.”

Para termos, assim como ele, nossa visão transformada:

1º As escamas dos nossos olhos precisam cair

Paulo era, digamos, “míope espiritualmente”. A visão dele estava completamente distorcida. Ele enxergava o cristianismo como uma ameaça, não como um caminho de salvação.

Como saber se eu estou fora do plano de Deus? Quando eu olho para determinadas áreas de minha vida e não enxergo futuro nelas. Eu, simplesmente, as sepulto. É quando eu deixo de avançar, pois eu não enxergo um caminho de solução.

Já com a visão restaurada, você caminhará de acordo com as promessas, não mais de acordo com os problemas.

2 Coríntios 5.7: “...visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

2º Precisamos enxergar as situações com bons olhos

Mateus 6.22 e 23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

Os olhos bons nos fazem enxergar oportunidades em meio à crise.

Quem anda em trevas vive inseguro e perde a noção do que o cerca. Não consegue andar pela fé. É facilmente guiado por vozes erradas.

Quem anda na luz sempre enxerga caminhos abertos e que Deus está com ele. Tem conhecimento e clareza dos fatos.

Existem pessoas que, infelizmente, acham que estão na luz, mas, na verdade, estão nas sombras, pois vivem enxergando fantasmas. Acham que, a qualquer momento, tudo ruirá diante delas. São pessoas que têm uma religião, mas não têm fé.

Andar nas trevas é: “Se eu não tive até hoje, nunca terei”... “Estou cada vez mais distante, melhor desistir!”... “Mil ficarão de pé ao meu lado, dez mil a minha direita; mas só eu serei atingido!”

Andar na luz é: “Eu não tenho, mas sei que posso conquistar!”... “Eu ainda não cheguei, mas estou cada vez mais próximo!”... “Mil cairão ao meu lado, dez mil a minha direita; mas eu não serei atingido!”.

Precisamos ter consciência de que nossa visão determinará nossa disposição interior e, consequentemente, nossa caminhada.

Ezequiel estava diante de um cenário de destruição, mas, pela fé, ele enxergou um poderoso exército. E, assim, liberou a Palavra que trouxe à existência o que não existe.

Foi por meio de uma fé inabalável, que Abraão tornou-se pai de nações.

Romanos 4.17 e 18: “... como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí. ), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.”

Antes de Deus criar o universo, tudo era um caos. A terra era sem forma e vazia! Mas o Senhor chamou à existência o que Ele já havia enxergado espiritualmente.

Jeremias 29.11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Não permita mais que sua visão carnal destrua sua visão espiritual!

O primeiro passo para viver os planos de Deus é se enxergar neles.

3º Enxergar o grande (ter uma visão ampla)

A sua origem não é determinante para o seu sucesso! Você não é obra do acaso, Deus tem um propósito superior para a sua existência!

Salmos 139.16: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

Por isso, o movimento é um só: avançar!

Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page