O Posicionamento que Move o Mundo Espiritual foi o tema da Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo correspondente ao mês de setembro, realizada na Renascer Arena.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
Apocalipse 3.14 a 21: Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
Temos vivido tempos de grande apostasia e a disseminação de doutrinas enganosas, resultado da falta de um conhecimento profundo de Deus e da Sua Palavra.
Mateus 22.29: Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Jesus nos alertou sobre dois princípios básicos:
- Conhecimento das Escrituras
- Poder de Deus
Infelizmente, a tendência do ser humano é optar pelo caminho mais fácil e imediato. Deus nos chama a ter um posicionamento espiritual firme, pois isso é o que realmente significa ser luz em um mundo de trevas
1 João 1.5: Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Deus dirigiu uma mensagem à igreja de Laodiceia, alertando que a falta de posicionamento era uma afronta espiritual. No mundo espiritual, não há meio-termo: somos luz ou trevas. Precisamos aprender, através da Palavra, a adotar o posicionamento que evita a destruição e nos permite viver a vitória de Cristo em nossas vidas.
Veja, a seguir, alguns exemplos bíblicos de posicionamentos errados:
1- Caim é um exemplo vivo da hipocrisia que pode residir no coração dos homens
Mateus 15.8: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
2- Acaz se tornou vassalo, escravo e dominado pelo rei da Assíria, entregando a ele o ouro que havia no templo
2 Reis 16.7 e 18 Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe e livra-me do poder do rei da Síria e do poder do rei de Israel, que se levantam contra mim. Tomou Acaz a prata e o ouro que se acharam na Casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei e mandou de presente ao rei da Assíria.
3- Omissão quanto ao posicionamento dos filhos de Deus
Mateus 25.31 a 46: Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
Vivemos a maior omissão quanto ao nosso posicionamento como filhos de Deus em meio a uma geração corrupta:
- Omitimos a santidade.
- Omitimos a prática dos dízimos e ofertas.
- Omitimos a pregação do Evangelho.
- Omitimos a verdadeira religião
Tiago 1.27: A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
Miquéias 6.8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.
Por isso, Satanás utiliza fatores inibidores para impedir nosso posicionamento, fazendo com que busquemos desculpas e não mergulhemos verdadeiramente em um compromisso radical. No mundo espiritual, nunca há meio-termo; sempre temos um posicionamento:
- Bodes ou ovelhas
- Luz ou trevas
- Filhos ou criaturas
- Céu ou inferno
Mordecai possuía esse princípio espiritual arraigado em sua personalidade, fruto de um relacionamento íntimo com Deus. Ele demonstrou, por meio de atos e atitudes, que o posicionamento influencia o mundo espiritual.
Devemos ter o mesmo posicionamento como:
1- Daniel na Babilônia
Daniel 1.8: Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
Daniel 6.13: Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração.
Seria mais cômodo seguir o jogo da Babilônia; ele estava em uma posição que poderia justificar qualquer escolha. No entanto, ele escolheu um posicionamento firme, optando por Deus. Atrás de uma escolha por Deus, há um grande milagre de Deus.
2- João Batista
Mateus 14.3 a 11: Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la. 5. E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta. Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse. Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.
Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; e deu ordens e decapitou a João no cárcere. Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.
João Batista era o precursor de Jesus, anunciando a chegada do Reino de Deus e denunciando as obras do diabo. Esse posicionamento não apenas movia o mundo espiritual, gerando uma grande oposição do inferno, mas também preparava o caminho para Cristo. Quando Jesus soube da morte de João, começou a realizar muitos milagres publicamente, continuando a obra que João havia iniciado com seu firme posicionamento.
3- Mordecai diante da sentença do rei
Ester 4.13 a 16 Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?
Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.
Por causa do posicionamento de Mordecai, um grande intento demoníaco foi desfeito. O posicionamento de Mordecai foi tão poderoso no mundo espiritual que desmontou a astúcia de Satanás. Ele sabia que Deus proporcionaria um livramento e, com convicção e fé, se posicionou sem dúvidas, incentivando Ester a fazer o mesmo.
Graças ao posicionamento de Mordecai, milhares foram salvos e o Pur se transformou em Purim.
O diabo sabe que Deus te posicionou espiritualmente e não aceita isso; ele tenta nos tornar mornos.
O tempo agora é de ocupar nossas posições e assumir nosso lugar:
- ACIMA DE PRINCIPADOS E POTESTADES
Efésios 120 a 22: o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja.
- COMO UNGIDOS DO SENHOR
Salmos 89.20 a 24: Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá.O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam. A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder.
Redação
Comments