“O chamado dá sentido para nossas vidas!”
- Redação Renascer

- há 15 horas
- 5 min de leitura

Com o tema CHAMADO, o primeiro Encontro de Mulheres Mais que Vencedoras (+QV) do Ano Apostólico de Eliseu marcou uma consagração dos primeiros dias do ano, celebrando o início de mais um ciclo com disposição e propósito.
Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, conselhos, a apresentação das discipuladoras destaque do mês, momentos de comunhão, testemunhos emocionantes e uma palavra de reflexão e fortalecimento da Bispa Sonia Hernandes e da Bispa Fê Hernandes, líderes e fundadoras do +QV.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
1 Reis 19.19 a 21: Elias saiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que estava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a décima segunda junta. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias e disse: — Deixe-me beijar o meu pai e a minha mãe e, então, eu o seguirei. Elias respondeu: — Vá e volte, pois você já sabe o que fiz com você. Eliseu voltou para trás, pegou a junta de bois e os sacrificou. E, com os equipamentos dos bois, cozinhou a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Então se levantou, seguiu Elias, e o servia.
Chamado é aquilo para o qual eu fui criada para viver por Deus — não pelo meu pai, nem pela minha mãe. Muitas vezes, nossos pais, desejando o melhor para nós e com base em suas próprias experiências, tentam nos orientar para determinados caminhos, com a intenção de nos preservar. Mas, quando esse caminho não é o nosso chamado, acabamos não nos encontrando.
Por pior e mais difícil que seja a função, se você nasceu para aquilo, você será muito feliz, porque aquilo faz sentido para você. Você tem prazer em ser médica, enfermeira, bombeira, fotógrafa ou aquela que serve o café. Não importa a quantidade de horas trabalhadas, se há plantão ou cansaço. Nada disso importa quando você nasceu para isso. Você não se vê fazendo outra coisa.
Independente da função, em tudo fomos chamadas para glorificar a Deus.
O mesmo acontece com a maternidade. Nem toda mulher nasceu para ser mãe, mas, se você é, existe um chamado nisso.
Não há profissão nem função que não enfrente inveja, perseguição, discórdia e perrengues. A Bíblia nos lembra que “o mundo jaz no maligno” (1 João 5:19).
Quer um exemplo? No início da humanidade havia apenas Caim e Abel. Eram irmãos, mas isso não impediu que um desejasse matar o outro (Gênesis 4).
Sempre haverá desafios, mas tudo é superável quando você ama e entende para o que foi chamada e qual é o propósito de Deus nisso.
Chamado é o lugar, a função e o exercício de atitudes que trazem bênção, prosperidade e alegria de viver. É o lugar onde você se enxerga e reconhece: foi Deus quem me colocou aqui, independente das críticas. É onde você é quem você foi criada para ser.
O chamado dá sentido à nossa vida — e nem todos vão entender isso.
Há um chamado que Deus deixou para todos nós: pregar o evangelho e formar discípulos.
Marcos 16:15 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Mateus 28:19–20 – “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.”
Fomos chamadas para ser luz do mundo e fomos chamadas para servir.

Quando Jesus perguntou a Pedro: “Tu me amas?”, e Pedro respondeu que sim, Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:15–17).
A linguagem de amor de Deus é o serviço. Demonstramos nosso amor servindo.
Quando o servo de Abraão buscava uma esposa para Isaque, ele pediu um sinal a Deus: que a mulher escolhida lhe oferecesse água e também aos seus camelos.
Rebeca foi identificada exatamente pelo seu coração disposto a servir (Gênesis 24:17–21).
Ela não foi reconhecida pela aparência, mas pela atitude.
Rute também foi reconhecida por sua entrega, fidelidade e disposição em servir, mesmo em meio à dor e à perda (Rute 1–2).
O que estamos fazendo com aquilo que Deus nos confiou?
Sansão nasceu com uma força extraordinária e um propósito claro, mas escolheu servir aos seus próprios prazeres (Juízes 16). Saul foi chamado para ser rei, mas decidiu servir seus medos e inseguranças, preferindo agradar pessoas em vez de obedecer a Deus (1 Samuel 15).
Quando eu sei que estou vivendo o meu chamado? Quando tenho a presença de Deus na minha vida. Quando servir ao Senhor se torna leve.
Mateus 11:30 – “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Pesado são os nossos desejos carnais.
Mateus 6:33 – “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Antes de falar ou agir, pergunte-se:
- Fui chamada para falar mal dos outros?
- Fui chamada para provocar intrigas?
- Fui chamada para criar problemas em vez de soluções?
Você foi chamada para ser luz do mundo e sal da terra (Mateus 5:13–16).
O chamado nos torna livres em Deus. Quando ficamos mais preocupadas com o que os outros dizem do que com o que Deus diz, é sinal de que estamos nos colocando debaixo da escravidão do mundo.
2 Timóteo 1:7 – “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”
Não podemos parar diante das dificuldades, porque o Espírito é mais forte.
Hoje, o Senhor está te chamando!
Quando recebemos um chamado, é natural pensarmos: é difícil, estou ocupada, isso vai me consumir, não dá.
Jonas também pensou assim. Ele fugiu para Társis, o lugar das facilidades, e tudo ficou mais complicado (Jonas 1).
Quando o nível espiritual baixa, o “motor” começa a falhar, e surgem crises existenciais e de ansiedade.
Se você acha difícil se entregar uma vez por mês, imagine se alguém dissesse que você só poderia olhar o celular uma vez por mês. Pareceria impossível. Isso mostra o quanto precisamos ajustar prioridades.
Você sabe qual é o seu chamado? Se ainda não sabe, Deus vai te revelar, porque você está buscando.
Quando buscamos o que Deus quer para nós em cada situação, encontramos nosso chamado.
Muitas vezes, nossos chamados estão escondidos nos nossos maiores problemas. Estão justamente nas situações das quais queremos fugir, que não queremos enfrentar e que achamos que não são para nós.

Guarde isso: o chamado te renova.
Deus te chamou para ser vencedora.
Deus não te chamou para o desespero, mas para viver experiências com Ele.
Hoje vamos identificar e vencer dois grandes sabotadores do chamado:
1. Cansaço
O cansaço traz ameaças. Elias viu Deus responder com fogo do céu, teve ousadia e fé extraordinárias. Mas, após a ameaça de Jezabel, se isolou numa caverna e pediu para morrer (1 Reis 19). Ele estava emocional e fisicamente exausto. Deus o renovou, e ele voltou a caminhar em direção ao seu propósito.
Gálatas 6:9 – “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”
Quem se cansa desiste da promessa.
Isaías 40:31 – “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
2. Vozes contrárias
Cuidado com distrações e conteúdos vazios.
Um dos nomes de Jesus é Conselheiro (Isaías 9:6).
Salmos 1:1 – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
3 chaves para viver um novo mês:
1- Declare três vezes ao dia: “Minhas forças estão renovadas em Deus, e eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)
2- Leia um Salmo por dia.
3- Em cada situação e ambiente, pergunte-se: Qual é o meu chamado aqui?

Redação









Comentários