top of page

"O caminho da multiplicação passa pela doação!"

Respeitando normas municipais, a Renascer em Cristo retomou suas atividades presenciais, com máximo de 40% de sua capacidade de público; uso obrigatório de máscara; álcool gel disponível; distanciamento social e restrição ao grupo de risco.

Para que todos fossem ministrados, os cultos de Celebração da Família deste domingo (20) também foram transmitidos pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube e Facebook.

Diretamente do Renascer Hall, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes.


Acompanhe, a seguir, o resumo: João 6.1 a 14: “Depois destas coisas, atravessou Jesus o mar da Galileia, que é o de Tiberíades. Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. Então, subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima. Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer. Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço. Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido. Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.” Esta passagem narra um momento de crise. O povo estava faminto e esperando para receber de Jesus a solução. E, a partir, da oferta daquele rapaz, houve a multiplicação. Em meio às dificuldades, precisamos ter consciência de que, para o Senhor, não há situações irreversíveis. Lucas 1.37: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Há alguns pontos importantes para refletirmos:

1- Não podemos permitir que a impotência carnal interfira nos resultados Mateus 26.41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Quando temos um caminho espiritual, nossa solução vem do sobrenatural. 2- O caminho de multiplicação passa pela doação  Salmos 37.4 e 5: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Existe um portal, no mundo espiritual, que precisamos atravessar para ter acesso à multiplicação. Jesus poderia ter feito o milagre sem a matéria – os pães e os peixes. Mas precisamos fazer nossa parte. Aquela oferta foi uma habilitação. A disporão daquele rapaz foi essencial. 3- Viver a multiplicação espiritual como a solução que nos livra Êxodo 1.12 e 13: “Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel; então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel.” Em sua jornada pelo deserto rumo à Terra Prometida, nós vemos a manifestação de um fenômeno espiritual: quanto mais eram oprimidos, mas o povo crescia! Para finalizar, aqueles cinco pães representam: 1- Provisão financeira Joel 2.24 a 26: “As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.” 2- Saúde Salmos 107.20: “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.” 3- Alegria Isaías 9.3: “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.” 4- Livramento Salmos 91.3: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” 5- Unção 2 Reis 2.9: “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” E os dois peixes: 1- Força Isaías 40.29 a 31: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” 2- Sabedoria Daniel 1.20: “Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.”

Redação 

bottom of page