top of page

“A comunhão com Deus ativa a constituição!”



ATIVANDO SUA CONSTITUIÇÃO ESPIRITUAL foi o tema da reunião do projeto Mais que Vencedoras correspondente ao mês de fevereiro.

 

Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, conselhos, momentos de comunhão, testemunhos emocionantes, homenagens às discipuladoras destaque do mês e uma palavra de preparação para a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL +QV ministrada pela Bispa Sonia Hernandes.





A seguir, o resumo da palavra:

 

Ester 4: Quando Mordecai soube tudo o que havia passado, rasgou as suas roupas, se cobriu de pano de saco e de cinza, e saiu pela cidade, clamando em alta voz e soltando gritos de amargura. Chegou até a porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pela porta do rei. Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, choro e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.

 

Então as servas de Ester e os eunucos vieram e contaram a ela o que se passava. A rainha ficou muito aflita. Mandou roupas para que Mordecai pudesse tirar a vestimenta de pano de saco e se vestisse, mas ele não aceitou. Então Ester chamou Hataque, um dos eunucos do rei, que este tinha escolhido para a servir, e lhe ordenou que fosse a Mordecai para saber o que se passava e por que ele estava fazendo aquilo. Hataque foi até a praça da cidade para encontrar-se com Mordecai junto à porta do rei.

 

Mordecai contou tudo o que havia acontecido com ele. Disse também a quantia certa de prata que Hamã tinha prometido pagar aos tesouros do rei pelo aniquilamento dos judeus. Também lhe deu uma cópia do decreto escrito que havia sido publicado em Susã, ordenando a destruição dos judeus. Mordecai pediu a Hataque que mostrasse a cópia a Ester e a pusesse a par de tudo, a fim de que ela fosse falar com o rei e lhe pedisse misericórdia e, na sua presença, lhe suplicasse pelo povo dela. Hataque voltou e transmitiu a Ester as palavras de Mordecai.

 

Então Ester falou com Hataque e mandou que ele entregasse a seguinte mensagem a Mordecai: "Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para falar com o rei, não há outra sentença que não a de morte, a não ser que o rei estenda para essa pessoa o cetro de ouro, para que viva. E eu, nestes trinta dias, não fui chamada para comparecer diante do rei." Estas palavras de Ester foram transmitidas a Mordecai.

 

Então Mordecai pediu que respondessem a Ester: "Não pense que, por estar no palácio real, você será a única, entre todos os judeus, que conseguirá escapar. Porque, se você ficar calada agora, de outro lugar virá socorro e livramento para os judeus, mas você e a casa de seu pai perecerão. Mas quem sabe se não foi para uma conjuntura como esta que você foi elevada à condição de rainha?" Então Ester pediu que levassem a Mordecai a seguinte resposta: "Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e jejuem por mim. Não comam nem bebam nada durante três dias, nem de noite nem de dia. Eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei falar com o rei, ainda que seja contra a lei; se eu tiver de morrer, morrerei." Então Mordecai foi e fez tudo o que Ester lhe havia ordenado.


Todos nós temos características únicas provenientes do nosso DNA. Não existe outra pessoa como você no mundo. O mesmo ocorre conosco espiritualmente. Nós carregamos um DNA espiritual, porque nossa origem está em Deus.



Você já nasceu com um propósito! Você já nasceu com uma constituição espiritual.

 

Ester era parente de Mordecai, e ambos eram da tribo de Benjamin, descendente de Abraão, sobre o qual havia uma promessa: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

 

Abraão era pai de Isaque, que era pai de Jacó, que era pai de José, que era pai de Benjamim... São gerações de bênçãos acumuladas.

 

Gênesis 49.26 e 27: As bênçãos de seu pai excederão as bênçãos de meus pais até o alto dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos. Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.

 

Qual é o significado desta profecia que estava sobre a vida de Benjamin? Que eles seriam uma tribo guerreira, determinada, belicosa, vitoriosa e próspera.

 

Sobre Ester, consequentemente, havia bênçãos, promessas e a constituição, que foi ativada através da vida de Mordecai.

 

Nós temos, através de Jesus Cristo, acesso às bênçãos de Abraão:

 

Gálatas 3.13 e 14: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro" —, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

 

Saber quem somos e para qual propósito fomos criados é uma revelação que vem de Deus, e precisamos buscá-la para não vivermos cheias de crises e conflitos existenciais.

 

Ester não tinha consciência de quem ela era para os outros e para o próprio Rei, que a amou e a escolheu. Era uma rainha que não tinha informações sobre o reino e tinha medo de se apresentar diante do próprio marido, com medo de ser morta! 


Existem pessoas que assumem determinadas posições, mas não as vivem em sua plenitude.

 

Guarde isso:

 

A nossa constituição nos transforma em quem nascemos para ser!



Não existe constituição sem comunhão com Deus!

 

Jeremias 1.5: Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações.

 

Você foi criada à imagem e semelhança de Deus e é filha d’Ele!

 

E como chegar à revelação de quem eu sou?

 

João 3.1 a 3: Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.

 

Existem dois nascimentos!

 

Há um espírito dentro de você que precisa criar vida!

 

E este espírito precisa ser alimentado e fortalecido, para que nossa carne não prevaleça:

 

Gálatas 5.17: Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

 

Precisamos fortalecer nossa raiz em Cristo!

 

Guarde isso:

 

Você não é uma terra arrasada, você é lugar de habitação de Deus!

 

De vida à Palavra! Ande de acordo com ela!

 

Nossa constituição é ativada quando seguimos os princípios de Deus!



Tiago 1.23 a 26: Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã.  

 

Uma das lições que a história de Ester ensina é que Deus não nos chamou para mudarmos de religião, para mudarmos de status de relacionamento, para mudarmos de posição social ou para ficarmos mais bonitas. Deus nos chamou para estabelecermos o reino d’Ele.

 

Antes de ser rainha, o contexto de Ester era completamente desfavorável! Era um ambiente de conspiração e de competição! Se, naquele concurso, ela fosse rejeitada, teria de ficar o resto da vida em isolamento, na casa das mulheres do rei.

 

Mas Deus a chamou para trazer o governo d’Ele para aquele reino e para que Ester fosse peça-chave para a libertação e preservação do povo dela, de quem posteriormente viria Jesus!

 

Mas Ester estava completamente alienada e deslumbrada com a vida de rainha.

 

Tudo que Ester tinha não a livraria daquela sentença de morte. Sem intervenção divina, era impossível!



Guarde isso: Deus não te chamou para sofrer, mas para vencer! Sofrimento é dor inútil, sacrifício é caminho de vitória!

 

Cuidado com as frustrações, não permita que elas te paralisem!

 

Outro conselho importantíssimo: Cuidado com as distrações!

 

Lembre-se de que: As bênçãos de Deus não são o propósito, são o caminho!

 

Não perca o foco!

 

E como ativar minha constituição?

 

Meditando na Palavra e praticando Seus ensinamentos, com campanhas de jejum, fazendo reuniões de oração, compartilhando seu testemunho, edificando sua casa... Seja luz!


Coloque seu espírito em movimento! Faça o Evangelho funcionar na sua vida!

 

 

Redação

bottom of page