top of page

Como ter relacionamentos curados?

Atualizado: 25 de jun. de 2023


O tema do Encontro +QV do mês de junho foi "Domínio Emocional". Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, histórias de superação, conselhos, momentos de comunhão e uma mensagem libertadora da Bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, líder e fundadora do projeto Mais que Vencedoras.


Acompanhe, a seguir, o resumo:


Gênesis 32.1 a 12, 20, 21, 24, 29 e 30: Também Jacó seguiu o seu caminho, e anjos de Deus foram encontrar-se com ele. Quando Jacó os viu, disse: — Este é o acampamento de Deus. E deu àquele lugar o nome de Maanaim. Então Jacó enviou mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom. E lhes deu esta ordem: — Assim vocês falarão a meu senhor Esaú: "O seu servo Jacó manda dizer isto: ‘Como estrangeiro morei com Labão, em cuja companhia fiquei até agora.


Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas. Envio este comunicado a meu senhor, para encontrar favor na sua presença.’" Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: — Fomos até o seu irmão Esaú. Também ele está vindo para se encontrar com o senhor, e quatrocentos homens estão com ele. Então Jacó teve medo e ficou angustiado. Dividiu em dois grupos o povo que estava com ele, e também os rebanhos, os bois e os camelos. Pois pensou: "Se Esaú vier e atacar um grupo, o outro grupo escapará."


E Jacó orou: — Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor , que me disseste: "Volte para a sua terra e para a sua parentela, e eu farei bem a você", sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com o teu servo. Pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois grupos. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque temo que ele venha e ataque a mim e às mães com os filhos. Pois tu disseste: "Certamente serei bondoso com você e lhe darei uma descendência como a areia do mar, que, de tão numerosa, não se pode contar."


Também dirão: "Eis que o seu servo Jacó vem vindo atrás de nós." Porque Jacó pensava assim: "Eu o aplacarei com o presente que me antecede. Depois eu o verei pessoalmente e talvez ele me dê boa acolhida." Assim, mandou os presentes à sua frente. Ele, porém, ficou aquela noite no acampamento. Jacó disse: — Por favor, diga-me como você se chama. Ele respondeu: — Por que você pergunta pelo meu nome? E o abençoou ali. Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, pois disse: "Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva."


A nossa saúde emocional inevitavelmente está ligada à qualidade dos nossos relacionamentos. É muito difícil estar feliz quando vivemos em ambientes tóxicos.


Jacó veio de uma sequência de complicações em seus relacionamentos familiares. Enganou o próprio pai e teve que fugir de casa brigado com seu irmão Esaú. Na casa de Labão, ficou 20 anos sendo enganado e explorado pelo sogro, que tirou proveito do sonho que Jacó tinha de formar uma família com a mulher que ele tanto amava.


Mas chegou a hora do “basta”. Deus, então, o chama para um novo tempo! Jacó passa por uma jornada transformadora. E este processo passou pela resolução das pendências que ele havia deixado na casa dos pais dele.

Guarde isso:


Você só pode avançar em direção àquilo que Deus para você quando seus relacionamentos estiverem curados!


E onde começa esta cura? Na nossa intimidade com Deus!


Sabe o que eu aprendi? Que quando nos relacionamos constantemente com o Senhor, a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas muda para melhor.


Quando nos relacionamos constantemente com Deus, naturalmente passamos a falar e agir como Ele. Passamos a andar de acordo com o plano que Ele tem para nós!


O Senhor tinha um futuro de bênçãos para a Jacó e sua família, havia uma promessa desde o ventre da mãe dele!


Mas por que, então, Jacó ficou 20 anos vivendo daquela maneira? Pois ele se sentia merecedor, por ter enganado o pai dele.


Muitas pessoas ficam presas em relacionamentos abusivos, por causa do grande peso de culpa e acusação que carregam. O que falta para elas? Receber o amor e o perdão que Deus já entregou!


Ele não quer se relacionar com o nosso passado, mas com nosso propósito! Por isso precisamos andar na perspectiva da promessa!


Salmos 103.12: Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

O ponto de virada de Jacó começou com uma decisão: “Eu não posso mais viver assim, eu preciso viver o que Deus tem para mim!”


Mas, para isso, ele precisou:


1º Ser curado do seu relacionamento com Labão


Como ser curada do engano? Fazendo de Deus a sua justiça!


Jacó levantou uma coluna entre ele e o passado e disse a Labão: “Que Deus faça justiça entre mim e ti!”


Romanos 8.33: Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.


Gálatas 1.10: Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.


Viver para agradar a Deus é fazer o que Ele quer, na hora que Ele quer e do jeito que Ele quer.


Jacó ficou 20 anos buscando a redenção dele em Labão, mas a redenção dele estava no plano que Deus tinha para ele.


Por muitos anos, Jacó se sentiu indigno. Mas o Senhor o perdoou, o libertou e revelou sua verdade identidade: ser Israel!


Guarde isso:


Quando não ocupamos o nosso lugar, o plano de Deus fica incompleto!

2º Ser curado do seu relacionamento com Esaú


Fugir dos problemas não fará com que eles desapareçam! Você precisa enfrentá-los! Mas a boa notícia é que você não está sozinha, Deus com você!


Jacó, então, foi ao encontro de Esaú. E, quando ficou sabendo que ele estava com 400 homens, dividiu sua caravana em dois para proteger sua família. Jacó estava com medo, mas não deixou de caminhar.


Salmos 56.3: Quando eu ficar com medo, hei de confiar em ti.

Guarde isso:


Você faz parte do reino que venceu a morte!


Jacó passou pelo vau de Jaboque e lutou com um anjo, pois Deus queria marcá-lo! Mas tudo começou quando Jacó decidiu colocar as coisas em ordem!


Isso mesmo! Jacó jamais teria se tornado Israel se ele não tivesse disposto a encarar Esaú!


Guarde isso:


Se você não encarar os seus problemas, você não experimentará as vitórias que Deus tem para você!

Agora, me responda com sinceridade: Contra quem você está lutando?


Será mesmo que a sua luta é contra o outro, ou será que você está lutando contra você mesma e procurando culpados no lado de fora?


Quando não sabemos responder esta pergunta, é sinal de que há uma resistência maligna contrária ao movimento que precisamos fazer! Mas, assim como Jacó, você vai lutar e avançar.


Lute até o fim pela sua família, pelos seus sonhos, pelo seu chamado, por aquilo que Deus tem para você...


Tiago 1.4: E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.


A bênção que Ele tinha para Jacó estava disfarçada de luta! Por isso, quando a luta vier, posicione-se no campo de batalha!


Antes de finalizar, há um detalhe importante no reencontro entre Jacó e Esaú.


Antes de chegar, ele separou presentes para o irmão.


Gênesis 32.13: Depois de passar ali aquela noite, Jacó separou do que tinha consigo um presente para o seu irmão Esaú...


Seu relacionamento precisa de cura? Coloque Deus à frente! Foi ao encontro? Não chegue de mãos vazias. Leve algo que simbolize este novo começo.


Minha mãe me ensinou um princípio que está em Lucas 22.27: O maior é aquele que serve, pois é aquele que sempre tem para entregar!


Quando Jacó se reencontrou com Esaú, sabe como ele foi recebido? Com um abraço! Tudo estava diferente, pois o aquele ambiente foi preparado pelo Senhor.


Depois que Jacó atravessou o vau de Jaboque, ele não tinha mais para onde voltar!


Eu profetizo que hoje será um novo começo para você, será o seu Peniel!



Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page