top of page

Não coloque limites para o que Deus pode fazer

Atualizado: 19 de out. de 2021


“Vitória Contra Setença” foi o tema dos cultos de Celebração da Família realizados nas igrejas Renascer em Cristo neste domingo (10).

No Renascer Hall, pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.


Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra e os vídeos com as ministrações:


1 Reis 19.1 a 18: “Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: — Que os deuses me castiguem se amanhã a estas horas eu não tiver feito com a sua vida o mesmo que você fez com a vida de cada um deles! Elias ficou com medo, levantou-se e, para salvar a vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá. E ali ele deixou o seu servo. Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou: — Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais.


Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro. E eis que um anjo tocou nele e lhe disse: — Levante-se e coma. Elias olhou e viu, perto da sua cabeça, um pão assado sobre pedras em brasa e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e lhe disse: — Levante-se e coma, porque a viagem será longa. Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: — O que você está fazendo aqui, Elias?


Ele respondeu: — Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida. Então foi-lhe dito: — Saia daí e fique diante do Senhor no monte. Eis que o Senhor estava passando. E um grande e forte vento fendia os montes e quebrava as rochas diante do Senhor. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio o som de um suave sussurro.


Quando Elias ouviu isso, cobriu o rosto com o manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que veio uma voz e lhe disse: — O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: — Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida. Então o Senhor disse a Elias: — Vá, volte ao seu caminho para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.


Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta em seu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.”

Os dias eram difíceis, e a vida espiritual do povo de Israel estava destruída. Era um tempo de muito pressão e opressão. Os profetas estavam mortos e, espiritualmente, Baal estava tomando força através das habilitações da rainha Jezabel.


Elias, então, é levantado para destruir aquelas malignidades, e assim o fez. Mas o inimigo se levantou e o atacou em seus pontos de fraqueza, deixando-o emocionalmente em ruínas e aprisionado na depressão.


Mas o Senhor o encoraja a sair daquela caverna e encarar seus medos e desafios. E, assim, ele consegue superar aquelas ameaças e cumprir os propósitos de Deus.


O que a história dele nos ensina?


1- QUE NÃO PODEMOS SER IMATUROS A PONTO DE DESPREZAR O PODER DE DEUS EM NOSSAS VIDAS!


Efésios 4.14: “para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro.”


Filipenses 3.16: “Seja como for, andemos de acordo com o que já alcançamos.”


2- QUE NUNCA PODEMOS NOS ESQUECER DA NOSSA CONDIÇÃO DE FILHOS DE DEUS


Romanos 8.17: “E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.”


1 João 4.4: “Filhinhos, vocês são de Deus e venceram os falsos profetas, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.”


3- QUE OS PLANOS DO INIMIGO CONTRA NOSSAS VIDAS NÃO PREVALECERÃO


Sofonias 3.15: “O Senhor retirou as sentenças que eram contra você e afastou os seus inimigos. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de você; você não precisa mais temer nenhum mal.”

E como vencer as ameaças do inimigo?


1- COM DISCERNIMENTO (1 CORÍNTIOS 2.14 E 15)


2- COM ORAÇÃO (TIAGO 5.16)


3- COM SANTIDADE (HEBREUS 2.14)


4- COM AUTORIDADE (MATEUS 12.29)


5- COM O PODER DA PALAVRA (LUCAS 4.3 E 4)


Essa caverna não é o seu lugar! Não coloque limites para o que Deus pode fazer.





Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page