top of page

"No lugar da sua pior derrota, Deus te dará vitória!"


“Ebenézer” foi o tema dos cultos de Celebração da Família realizados nas igrejas Renascer em Cristo neste domingo (17).

No Renascer Hall, com transmissão ao vivo pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.


Um dos momentos mais emocionantes foi a participação de Jonatha Bastos, um verdadeiro exemplo de superação.


Ele nasceu sem os braços, mas isso não o impediu de se tornar um grande musicista. Aos 27 anos, tem viajado por todo o país, contando seu testemunho e levando multidões a louvar a Deus.

Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra ministrada pelos líderes da Igreja Renascer e o vídeo com o culto na íntegra:


1 Samuel 7.2 a 14: “Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos. E toda a casa de Israel dirigia lamentações ao Senhor. Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: — Se é de todo o coração que vocês estão voltando ao Senhor, então tirem do meio de vocês os deuses estranhos e os astarotes, preparem o coração ao Senhor e sirvam somente a ele. Ele livrará vocês das mãos dos filisteus. Então os filhos de Israel tiraram de seu meio os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor. Samuel disse mais: — Congreguem todo o Israel em Mispa, e eu vou orar por vocês ao Senhor.


Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram diante do Senhor, jejuaram aquele dia e ali disseram: — Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa. Quando os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, os governantes dos filisteus saíram para atacá-los. Quando os filhos de Israel ouviram isso, tiveram medo dos filisteus. Então os filhos de Israel disseram a Samuel: — Não cesse de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que ele nos livre das mãos dos filisteus. Então Samuel pegou um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor. Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu.


Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para lutar contra Israel. Mas naquele dia o Senhor trovejou com grande estrondo sobre os filisteus. Eles entraram em pânico e foram derrotados pelos filhos de Israel. Os homens de Israel saíram de Mispa, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. Então Samuel pegou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. E lhe deu o nome de Ebenézer, dizendo: — Até aqui nos ajudou o Senhor. Assim os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porque a mão do Senhor esteve contra eles todos os dias de Samuel. As cidades que os filisteus haviam tomado de Israel foram devolvidas, desde Ecrom até Gate. E até os territórios ao redor delas Israel tirou das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.”

Os filisteus tinham como certas as vitórias contra Israel, porque nunca haviam perdido uma batalha.


Eles haviam tomado a arca da aliança em Ebenézer.


1 Samuel 4.1 e 2: “A palavra de Samuel veio a todo o Israel. Israel saiu à batalha contra os filisteus e acampou em Ebenézer; e os filisteus acamparam em Afeca. Os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para enfrentar Israel, e, quando a guerra começou, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens.”


Nesta mesma cidade, os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos. Todas estas derrotas eram fruto do pecado e do afastamento de Deus.


1 Samuel 5.1: “Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.”


Foram mais de sete meses de derrotas e apostasia espiritual.


Todas as vezes que nos distanciamos do Senhor, somos derrotados espiritualmente e perdemos nossas batalhas em todas as áreas.


Guarde isso:


Permanece na derrota quem opta em dar as costas para Deus.


Mas, para aqueles que corrigem sua rota, Ele tem uma poderosa restituição.


Precisamos seguir o que está na Palavra:


Tiago 4.7: “Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”


Ebenézer significa: “pedra de ajuda” ou “pedra de escape”.


Para cada situação, Deus tem um escape.

Para vivê-lo, precisamos:


1- LIMPAR NOSSAS VIDAS DE TODO PECADO E FAZER UM CONSERTO COM DEUS


O povo foi até Samuel, pediu perdão e demonstrou o desejo de uma reconciliação com Deus. Isso moveu o mundo espiritual.


Apocalipse 2.4: “Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.”


Muitas vezes, erroneamente, achamos que não ha consequências para o pecado.


Romanos 6.23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”


Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois tinha consciência desta necessidade de arrependimento. Podemos ver isso no Salmo 51.


2- EBENÉZER É TER VITÓRIA ONDE FOMOS DERROTADOS


Isaías 61.7: “Em lugar de vergonha, vocês terão dupla honra; em lugar da afronta, exultarão na herança recebida; por isso, em sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria.”


Eles foram derrotados em Ebenézer, foram envergonhados e roubados pelos filisteus.


Mas, após terem se consertado com Deus, naquela mesmo lugar, tiveram uma vitória incrível!


Com o sacerdote orando e eles em santidade, o Senhor abriu caminhos.


3- TER CONSCIÊNCIA DE QUE A HORA DO ESCAPE E DA RESTITUIÇÃO CHEGARÁ


Salmos 34.17 e 18: “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; ele salva os de espírito oprimido.”


Samuel colocou a pedra de escape e declarou: “Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor.


A partir daquele momento, os céus se abriram e Deus interferiu em favor deles!


Foi a inauguração de um novo ciclo:


- A RELAÇÃO COM DEUS FOI RESTABELECIDA;


- OS FILISTEUS FORAM DERROTADOS;


- O POVO DE DEUS FOI RESTITUÍDO DE TUDO O QUE FOI ROUBADO.


A nossa pedra de escape é Jesus Cristo. Ele veio para trazer tudo isso para nós!



Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page