top of page

No Cenáculo, Ap. fala do derramar do Espírito Santo

Atualizado: 27 de jun. de 2022


O Cenáculo é uma estrutura pequena de dois andares dentro de um grande complexo de edifícios no alto do Monte Sião, em Jerusalém. No piso superior, os visitantes encontram a “Sala da Última Ceia”, local onde Jesus Cristo e seus discípulos celebraram a santa ceia e a Páscoa na noite que antecedeu a crucificação d'Ele.

A passagem está registrada nos evangelhos. Acompanhe abaixo:

Marcos 14.12 a 16: E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa? Então, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem trazendo um cântaro de água; segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: Onde é o meu aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos. Saíram, pois, os discípulos, foram à cidade e, achando tudo como Jesus lhes tinha dito, prepararam a Páscoa.

Mateus 26.26 a 30: Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras

O Cenáculo também é identificado como “Sala Superior”, onde os discípulos ficaram reunidos esperando pelo Senhor e o Espírito Santo desceu sobre eles no Dia de Pentecostes:


Atos 1.13: Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.


Atos 2.1 a 4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.


Nesta sexta-feira (17), os participantes da Caravana Apostólica, organizada pela Igreja Renascer em Cristo em parceria com a Hebrom Turismo, visitaram o Cenáculo e, ali, oraram, louvaram e receberam uma mensagem de reflexão do Apóstolo Estevam Hernandes.


Acompanhe, nos vídeos abaixo, alguns trechos da Palavra:




Redação

bottom of page