"Não importa se te excluíram, Deus te escolheu!"

"Libertação da Rejeição" foi o tema dos cultos de Celebração da Família deste domingo (22), nas igrejas Renascer em Cristo.




Na Renascer Flórida, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Fê Hernandes.


A Igreja fica na 486 Hillsboro Blvd Deerfield Beach - Fl 33441.


Acompanhe, no vídeo abaixo, o culto na íntegra:

Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra ministrada nas igrejas Renascer:


1 Samuel 17.2 a 5, 10, 11, 16 e 25: “Saul e os homens de Israel se reuniram e acamparam no vale de Elá, e ali ordenaram a batalha contra os filisteus. Os filisteus estavam num monte e os israelitas estavam no outro monte, ficando o vale no meio deles. Então do arraial dos filisteus saiu um guerreiro chamado Golias. Ele era da cidade de Gate e tinha quase três metros de altura. Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze, que pesava uns sessenta quilos. E o filisteu continuou: — Hoje eu desafio as tropas de Israel. Deem-me um homem, para que lute comigo. Quando Saul e todo o Israel ouviram estas palavras do filisteu, ficaram assustados e com muito medo. O filisteu vinha de manhã e de tarde, apresentando-se durante quarenta dias. E diziam uns aos outros: — Vocês viram aquele homem? Ele veio para afrontar Israel. O rei dará muitas riquezas para quem matar aquele homem. Também lhe dará a filha em casamento, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.”


Davi foi ao campo de batalha para suprir seus irmãos e se deparou com um cenário vergonhoso para Israel: um gigante que, dia e noite, zombava e intimidava. Ninguém tinha coragem ou aparente condição de enfrentá-lo. Golias era assustador.


A estratégia dos filisteus era evitar a morte de tantos soldados em batalha decidindo com um herói de cada lado e sabiam que em Israel não havia nada próximo que Golias.


Davi tinha recebido a unção de rei, mas não podia exercer a constituição de rei, pois Saul reinava. Porém, esta unção manifestou-se na vida dele diante de uma grande oportunidade: revelar a Israel o homem que deus escolheu, segundo o seu coração (Atos 13.22).


Este é o ano das maiores conquistas e vitórias sobrenaturais. E foi o que Davi viveu. E vamos viver também!


Para esta famosa vitória, Davi teve que vencer uma artimanha sentimental e emocional usada pelo diabo: a rejeição:

1- VENCER A REJEIÇÃO DA SUA PRÓPRIA CASA


1 Samuel 17.28: “Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com aqueles homens. Ele ficou irado com Davi e disse: — Por que você veio para cá? E com quem você deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e mau. Você veio aqui só para ver a batalha.”


Observamos Davi sendo atacado e injustiçado em sua casa por vezes, na tentativa de desmotivá-lo.


Jessé não o apresentou como um dos filhos a serem ungidos rei em Israel a Samuel. (1 Samuel 16.1-13)


O próprio Samuel corria o risco de não enxergá-lo como rei, por tender a estereótipos.


Na batalha, seus irmãos o tratavam com desprezo e o diminuíam.


Quando temos entendimento de nossa identidade de filhos de Deus e da unção do Espírito que está sobre nós, não nos entregamos a estes ataques, perdoamos e continuamos firmes no chamado.


2- VENCER A REJEIÇÃO DAQUELES QUE TE SUBESTIMAM


1 Samuel 17.32 e 33: “Davi disse a Saul: — Que ninguém desanime por causa dele. Este seu servo irá e lutará contra esse filisteu. Porém Saul disse a Davi: — Você não poderá ir contra esse filisteu para lutar contra ele. Você ainda é jovem, e ele é guerreiro desde a sua mocidade.”


Saul era um homem naturalmente covarde e estava sem saída. Finalmente se apresenta um corajoso, mas Saul tenta diminui-lo e desmotivá-lo, deduzindo que ele não tinha capacidade para o desafio.


Porém Davi responde com energia:


1 Samuel 17.34 a 36: “Davi respondeu: — Este seu servo apascentava as ovelhas do pai. Quando vinha um leão ou um urso e levava um cordeiro do rebanho, eu saía atrás dele, batia nele e livrava o cordeiro da sua boca. Se ele se levantava contra mim, eu o agarrava pela barba e o golpeava até matá-lo. Este seu servo matou tanto o leão como o urso. Este filisteu incircunciso será como um deles, porque afrontou os exércitos do Deus vivo.”


Provando que pelo poder da unção na sua vida e as experiências em cuidar realmente das ovelhas de seu pai, ele venceria.


Por isso, Davi foi o grande rei de Israel e Saul, que o rejeitou, foi rejeitado por Deus.


3- VENCER A REJEIÇÃO PROVOCADA PELOS ADVERSÁRIOS


1 Samuel 17.42 a 44: “O filisteu olhou e, vendo Davi, o desprezou, porque era apenas um moço ruivo e de boa aparência. O filisteu disse a Davi: — Será que eu sou um cachorro, para que você venha contra mim com pedaços de pau? E, pelos seus deuses, o filisteu amaldiçoou Davi. E disse mais a Davi: — Venha aqui, que eu darei a sua carne às aves dos céus e aos animais do campo.”

A estratégia do inimigo é te coagir, te inibir, te travar, para você perder a convicção da vitória e se distrair com os questionamentos e impossibilidades.


Golias comparou Davi a um cachorro. Amaldiçoou Davi e o desqualificou. Muitas sentenças foram lançadas, mas Davi não se moldou às sentenças e com poder da palavra as quebrou decretando a vitória:


1 Samuel 17.45 a 47: “Davi, porém, disse ao filisteu: — Você vem contra mim com espada, com lança e com escudo. Eu, porém, vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você afrontou. Hoje mesmo o Senhor entregará você nas minhas mãos. Eu o matarei, cortarei a sua cabeça e hoje mesmo darei os cadáveres do arraial dos filisteus às aves dos céus e às feras da terra. E toda a terra saberá que há Deus em Israel. Toda esta multidão saberá que o Senhor salva, não com espada, nem com lança. Porque do Senhor é a guerra, e ele entregará todos vocês nas nossas mãos."


Há Deus em Israel! Na igreja! Na tua vida! Esta tem que ser nossa resposta!


Quanto maior o levante e opressão, maior garra e energia vamos para o combate, porque o Senhor está na guerra (por isso, Davi era a referência de Josafá e Ezequias e ambos viveram grande livramento, porque enfrentaram o campo de batalha).


1 Samuel 17.48 a 51: “E aconteceu que, quando o filisteu se levantou e começou a se aproximar de Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a mão no alforje, tirou dali uma pedra e, com a sua funda, a atirou contra o filisteu, atingindo-o na testa. A pedra se encravou na testa, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi derrotou o filisteu, com uma funda e com uma pedra. Ele o derrubou e o matou. Não havia nenhuma espada na mão de Davi. Por isso, Davi correu e, lançando-se sobre o filisteu, pegou a espada dele, tirou-a da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.”



Redação