top of page

A Maturidade de Mordecai

Atualizado: 8 de mar.

Durante a Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo correspondente ao mês de março, o Apóstolo Estevam Hernandes falou sobre a maturidade de Mordecai.



 Acompanhe, a seguir, o resumo:

 

2 Timóteo 3.1 a 15: Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

 

Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 

 

Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

 

Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

 

Paulo fala dos tempos difíceis que a humanidade enfrentaria. Por darem vazão às ações malignas, os homens ficariam descaracterizados espiritualmente e moralmente e sem domínio próprio.

 

Há casos na Palavra de Deus de homens que, por imaturidade, acabaram abrindo brechas para Satanás agir e roubar sua constituição.



 A seguir, alguns exemplos:

 

1- Nabal, que foi dominado pelo espírito de loucura

 

1 Samuel 25.25: Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.

 

Nabal era um homem rico e poderoso. Além de ser ingrato, afrontou Davi e seu exército. Sua crueldade e inconsequência o levaram a ter um fim trágico.

 

2- Os conrintos, que eram inseguros e superficiais

 

1 Coríntios 3.1 a 5: Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.

 

Paulo os alertou sobre as consequências da falta de profundidade na Palavra de Deus.

 

3- Salomão, que não se aprofundou no seu relacionamento com Deus

 

1 Reis 11.4 a 9: Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.  Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.

 

Por duas vezes, ele viu a glória de Deus e foi visitado de forma poderosa. Mas, infelizmente, se perdeu no meio do caminho e feriu diversos princípios espirituais. Foi infantil.

 

Em uma de suas cartas, Paulo deixa um alerta sobre os perigos das paixões deste mundo:

 

2 Timóteo 2.22 a 26: Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

 

Paulo combateu o bom combate e completou a carreira, pois passou por um processo de aperfeiçoamento e amadurecimento.

 

1 Coríntios 13.11: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

 

A malignidade que enfrentamos hoje é a ausência de uma busca por conhecimento aprofundado.

 

Mateus 2. 29: Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

 

Precisamos, assim como Mordecai, tratar as coisas de Deus com maturidade.

 


Tiago 1.2 a 8: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. 


Devemos buscar essa consistência e manter nossa essência, para não sermos jogados de um lado para outro de acordo com as situações e os nossos sentimentos.

 

Mordecai achou o caminho para sua maturidade e comportamento irrepreensível, mesmo sendo provocado e afrontando constantemente.

 

Precisamos andar de acordo com o espírito que habita em nós e preservar nossa essência.

 

João 4.23 e 24: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

 

Guarde isso:



 1- ESSA É A HORA DE UM CONHECIMENTO PROFUNDO DO QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

 

1 Coríntios 2.16: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

 

Ter a mente de Cristo é um estágio espiritual avançado de pessoas que não são superficiais, mas que foram experimentados por Deus:

 

Hebreus 11: 33 a 39: os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa.

 

2- DEUS TEM COISAS SUPERIORES PARA QUEM TEM VISÃO DE ETERNIDADE

 

Colossenses 3.1 a 5: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.

 

Paulo era homem que influenciava multidões e poderosos, tinha grande conhecimento intelectual, mas estava sempre conectado com o mais importante: a perspectiva da eternidade!

 

Lucas 13.20: Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.

 

3- TORNE-SE COMO MORDECAI: UMA LABAREDA DE FOGO NAS MÃOS DO SENHOR

 

Hebreus 13.7: Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.

 

Não seja subdimensionado no teu potencial e capacidade espiritual. Temos um poder do Espírito Santo em nossas vidas, que muitas vezes tem sido desprezado pela visão terrena.



Precisamos:

 

NOS ENCHER DO ESPÍRITO SANTO

 

Efésios 5.18: E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

 

SER PLENOS DO PODER DE DEUS

 

Atos dos Apóstolos 1.8: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

 

TER AUTORIDADE DE CRISTO


Marcos 16.17: Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas.

 

TER A CAPACIDADE REALIZADORA DE CRISTO

 

João 14.12: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

 

BUSCAR A PERSONALIDADE DE CRISTO

 

Gálatas 2.19: Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

 

Assim como Mordecai seremos movidos pelo Espírito Santo e cumpriremos o propósito que Deus tem para nós.

 

 

Redação

bottom of page