Durante o Congresso de Homens de Honra, realizado em 15 de novembro, na Renascer Arena, a Bispa Sonia Hernandes trouxe uma mensagem de reflexão sobre como resgatar nossa verdadeira identidade em Deus.
“O nosso objetivo é que você saia daqui como o homem que Deus te formou para ser!”, afirmou ela.
Acompanhe, a seguir, o resumo da ministração:
Para se tornar um homem de honra, é necessário que você se reconheça desta maneira. Isso fará com que seus pensamento e sentimentos sejam ajustados e, assim, você passará agir como tal.
Lembre-se de que:
Provérbios 23.7: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.”
O primeiro passo para trilhar este caminho de transformação passa pela consciência de qual identidade eu tenho assumido!
Jacó poderia assumir três identidades: a da imagem que ele queria transmitir (Esaú), aquela que os pais haviam definido para ele (Jacó) ou aquela que Deus determinou (Israel).
Logo no ventre de Rebeca, o Senhor já havia prometido que ele herdaria o direito de primogenitura.
Gênesis 25.21 a 26: “Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao Senhor. Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre. Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso, lhe chamaram Esaú. Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.”
Se já havia uma promessa sobre Jacó, por que ele se passou pelo irmão, Esaú, para recebê-la de Isaque? Porque ele se enxergava inferior e insuficiente.
Sabemos que, naquela família, havia uma grande divisão. Rebeca era mais próxima de Jacó e Isaque, de Esaú.
E por que isso ocorreu? Eu acredito que pela grande expectativa que Isaque tinha de ter filhos fortes e guerreiros. Esaú, de fato, era assim. Mas Jacó, não!
Rebeca, por outro lado, sempre tratou Jacó como o mais frágil, sempre fez de tudo para protegê-lo, inclusive foi capaz de enganar o próprio marido.
As consequências foram terríveis. Jacó precisou fugir, e Rebeca nunca mais o viu. Ele buscou refúgio na casa de Labão, que mentiu para ele, o fez trabalhar durante anos e por, 20 vezes, mudou o seu salário... Sim, Jacó sentiu na pele o que fez com o pai: a dor de ser enganado!
No desejo de serem aceitas e ocuparem determinadas posições, muitas pessoas acabam “vestindo” a roupa do outro ou assumem determinados comportamentos que não condizem com o que Deus tem para elas.
Sabe quem está por traz disso? Satanás! Ele quer nos descaracterizar... Quer que assumamos falsas identidades...
E como nossa identidade é definida?
1- PELA MANEIRA COMO DEUS NOS CRIOU;
2- PELA MANEIRA COMO NOSSOS PAIS NOS DEFINEM;
3- PELA MANEIRA COMO OS OUTROS NOS ENXERGAM;
4- PELAS CRISES, SOFRIMENTOS E PERDAS.
Qual delas você vai assumir?
Lembre-se de que:
Você não é como os outros te enxergam, você não é uma soma de escolhas erradas, você não é o que fizeram com você...
Você é quem você decide ser!
Se você está se enxergando como um derrotado, preste atenção neste texto:
Isaías 35.3 a 10: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará. Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.
E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”
Assumir a identidade de Esaú custou para Jacó 14 anos de escravidão. Mas, quando ele assumiu sua verdadeira identidade, a de Israel, a promessa que estava sobre Abraão o alcançou, e ele formou uma grande nação.
E, para finalizar, o que fazer para sair da condição de escravo e me tornar quem Deus me formou para ser?
- Perdoe-se pelos erros que você cometeu;
- Assuma a responsabilidade e as consequências;
- Tenha atitudes coerentes com sua verdadeira identidade.
Redação, com a colaboração de Rodrigo Avelino
Fotos: @dm_arcafotografia, @ootavi0silva, @cleberdepaulafotos, @_leodepaula e @pedro.flausino
Comments