top of page

Como transformar ler a bíblia em um hábito



Ter uma rotina de leitura bíblica é uma prática comum entre os cristãos, já que é uma das bases de um vida em comunhão com Deus. No entanto existem pessoas que encontrar dificuldades na horas de transformar a leitura bíblica em um hábito. Isso é completamente normal já que nem todas as pessoas possuem o hábito de ler qualquer livro todos os dias.


Se você é uma dessas pessoas e tem como meta esse ano ler bíblia todos os dias, reunimos aqui algumas dicas para tornar essas prática um hábito:


1- Escolha bem a sua bíblia


A bíblia é um livro que não foi escrito em Português e por isso existem diversas traduções, algumas mais difíceis de ler do que outras. Se você for alguém que lê pouco, ler algo com difícil compreensão não te ajudará a achar a leitura atraente. Conheça as versões existentes e escolha a que você melhor compreende para ser a sua bíblia de leitura diária.


2- Decida quantos capítulos


Você não consegue ler todos os dias e decide que vai ler 15 capítulos por dia? A melhor forma de criar um hábito é indo aos poucos. Se comprometa em ler um capítulo todos os dias por 15 ou 1 mês. Quando conseguir cumprir um por dia avance para 3 e vá seguindo assim aos poucos.


3- Defina um horário e quanto tempo


Você já definiu sua meta diária de capítulos agora é hora de definir em que horário você vai lê-los. A bíblia é um livro de conteúdo espiritual, por isso mais do que apenas ler é importar também meditar sobre o que foi lido, considere esse fator na hora de definir quanto tempo diário você irá dedicar para a leitura.


Definir uma hora do seu dia é o primeiro passo para transformar ler a bíblia em uma prioridade. Quando algo se torna prioridade para nós automaticamente se torna um hábito.


4- Tenha a bíblia no celular


Pode ser que existam dias onde você não consiga ler a bíblia na sua casa e nem todos conseguem carregar consigo a bíblia todos os dias. Ter a palavra através de um aplicativo no celular facilita nessas horas. Desse modo quando você não conseguir ler em casa poderá ler a caminho do trabalho.


5- Se falhar algum dia. não desanime!


É normal falhar, mas não deixe que isso te desanime! No processo de criação de um hábito é comum que tenha dias onde você não consiga cumprir o que propôs. O importante é voltar a cumprir no dia seguinte.


6- Pesquise


A bíblia é formada por histórias, busque aprender mais sobre elas após lê-las. Isso te fará ficar mais conectado com a leitura e mais empolgado em seguir conhecendo mais a palavra.


bottom of page