top of page

Como identificar e lidar com pessoas tóxicas?

Por Bispa Fê

Com certeza, você já deve ter ouvido em algum lugar a seguinte frase:


“Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”


Ela é do grande empreendedor e palestrante Jim Rohn e já foi comprovada por estudiosos. Um deles foi o Dr. David McCullen, da universidade de Harvard, que após 25 anos de pesquisa, descobriu que 99% do nosso sucesso é determinado pelo que ele chamou de grupo de referência.


Isso só comprova o que a Bíblia nos alertou há milhares de anos:


Salmos 1.1 e 2: “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”


1 Coríntios 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”


É muito importante entendermos que a nossa missão é levar, com nossas palavras e atitudes, o evangelho! O amor de Deus é para todos. A salvação é para todos. Mas abrir a nossa intimidade é para poucos... Isso é questão de sabedoria e de prudência!


Sabe qual era um dos maiores segredos de vitória de Davi? No ciclo de amizades dele, só havia pessoas com princípios e motivações corretas.


Salmos 26.4 e 5: “Não me associo com pessoas falsas, nem caminho com os hipócritas. Detesto a reunião dos malfeitores, e não me assento com os ímpios.”


E como identificar AMIZADES TÓXICAS?


Vou citar aqui os perfis mais comuns:


1- PESSOAS QUE ZOMBAM DA SUA FÉ;


2- PESSOAS QUE SEMPRE SE FAZEM DE VÍTIMA E, NO FINAL, VOCÊ ACABA FAZENDO TUDO POR ELAS;


3- PESSOAS QUE IRRADIAM INVEJA;


4- “AMIGOS” CRÍTICOS E COMPETITIVOS;


5- AMIGOS PESSIMISTAS;


6- AMIGOS FOFOQUEIROS OU QUE FALAM MAL DOS OUTROS PELAS COSTAS;


7- AMIGOS QUE FEREM “SEM QUERER”;


8- PESSOAS QUE SEMEIAM INTRIGA.


Provérbios 6.16 a 19: “Seis coisas o Senhor Deus odeia, e uma sétima a sua alma detesta: olhos cheios de orgulho, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que faz planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia discórdia entre irmãos.”


E o que fazer para lidar com elas?


1- MANTENHA O FOCO NA SUA MISSÃO E NOS SEUS OBJETIVOS;


Lembre-se de que pessoas invejosas, mentirosas e puxadoras de tapete existem em todos os lugares. É só não ligar para elas e não fazer parte deste grupo!


Um grande exemplo para mim neste sentido foi Neemias.


Neemias estava tão focado na reconstrução dos muros, que não se importava com o que os outros falavam dele. Ele nem procurava saber!


2- FAÇA UMA AUTOANÁLISE PARA SABER SE VOCÊ ESTÁ REPRODUZINDO OS COMPORTAMENTOS DESSAS PESSOAS E SE REPOSICIONE;


3- TENHA COMO AMIGOS AQUELES QUE SÃO AMIGOS DE DEUS;


4- CUIDADO COM QUEM VOCÊ ABRE SUAS FRAQUEZAS E OS SEUS SONHOS;


Guarde isso:


Confiança é algo que você constrói, não é algo que você simplesmente entrega!


Todos nós temos a necessidade de estabelecer conexões, mas precisamos sempre nos lembrar de que ser muito legal não é o mesmo que ser muito confiável, entende?


O rei Ezequias é um grande exemplo disso. Ele mostrou seus tesouros para outro rei, achando que estava estabelecendo uma conexão e acabou sendo roubado em tudo. Você pode conhecer a história dele em 2 Reis 20.12 a 18.


5- MANTENHA SEU RELACIONAMENTO COM DEUS INABALÁVEL.


Isso ativará o seu espírito, e um dos dons d’Ele é o discernimento.


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comentarios


bottom of page