Bispa Sonia: “Deus não descarta, Ele restaura!”
- Redação Renascer
- 13 de jul.
- 5 min de leitura

“Vaso Escolhido: do Pó ao Propósito” foi o tema do Encontro de Mulheres Mais que Vencedoras (+QV) do mês de julho.
Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, conselhos, a apresentação das discipuladoras destaque do mês, momentos de comunhão, testemunhos emocionantes e uma palavra de reflexão e fortalecimento da Bispa Sonia Hernandes, líder e fundadora do +QV.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
Jeremias 18.4 a 6: Como o vaso que o oleiro fazia de barro se estragou nas suas mãos, ele tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: — Casa de Israel, será que não posso fazer com vocês como fez esse oleiro? — diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim são vocês na minha mão, ó casa de Israel.
Deus te pergunta hoje:
"Será que Eu não posso fazer de você algo melhor e maior? Será que não sou capaz de juntar todos esses cacos e formar, novamente, um vaso novo?"
Coloque sua vida nas mãos do Senhor. Só Ele pode restaurar, curar e transformar você naquilo que foi criado para ser.
O luto, as traições, os abandonos, as dívidas e as perdas não definem quem você é. A sua verdadeira identidade está em Deus.
Vivemos na era do Instagram, onde muitos priorizam a aparência em vez da essência. Mas é tempo de focar no conteúdo — porque é em você que Deus deseja manifestar a Sua glória. E quando o conteúdo é transformado, a aparência também muda.
2 Coríntios 4.7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós.
Eu não me tornei uma pessoa de guerra espiritual por opção, mas por condição. Eu precisava levantar e lutar.
Tem gente que olha pra você e já pensa: "Com essa cara, você acha mesmo que vai conseguir esse emprego?"
Mas o que eles não sabem é que ninguém pode resistir ao Espírito de Deus que está sobre você.
Já deixou de ir a uma festa por achar que não tinha roupa adequada?
Se sim, você cometeu um erro. Porque o que realmente importa é o convite — alguém queria você lá, do jeito que você é. E vamos ser sinceras: um pretinho básico, você tinha!
Só que você foi tão rejeitada, que você simplesmente se excluiu. Existem machucaduras que precisam ser curadas para que a sua essência transborde.
Por que o vaso quebra nas mãos do oleiro?
Por causa de uma pedrinha.
Uma pequena impureza entra, tira a liga do barro... e ele começa a rachar até se quebrar.
Você estava bem, inteira… Até que veio o trauma. A enfermidade. A dor. E, de repente, parece que não tem mais liga. Não tem mais força.
Mas o oleiro não desiste do barro. Ele vê além das rachaduras — e sabe exatamente como refazer.
Deus olha para as suas rachaduras e diz: “É exatamente aí que vou derramar o Meu Espírito. É nesse lugar de dor que vou revelar a Minha glória. É aí que vou mostrar que Eu sou Deus!”
Quem era Gideão? Um homem que se via como um vaso quebrado, perdido, insignificante. Mas Deus viu força onde ele via fraqueza. E a verdade é que falamos muito mais com nossas atitudes do que com nossas palavras.
Talvez você já tenha trabalhado muito, e outro levou o mérito. Sabe por quê? Porque a timidez te calou, você não soube se posicionar. Em algum momento da vida, te menosprezaram, te silenciaram.
Mas hoje, eu quero te lembrar: Já que o Senhor está com você… vai ser diferente! Você não vai sair daqui da mesma forma!
Você carrega a glória do Alto. Você tem muito mais valor do que os olhos humanos conseguem enxergar.
Falta só uma coisa: Você crer que é um vaso de honra.
E mesmo que tenham te quebrado… Deus é especialista em recomeços. Ele vai te refazer.
Deus não descarta vasos rachados — Ele restaura. Mas a decisão é sua: Você quer continuar rachada ou permitir que Ele te refaça?
Você vai continuar buscando justificativas pra permanecer como está, ou vai deixar Deus te curar de verdade? Chega de chorar sempre o mesmo problema, chega de sofrer essa dor. É hora de se levantar e viver o propósito de Deus para a sua vida!
Você pode ter sido quebrada ontem… mas hoje está nas mãos do Oleiro. E isso faz toda a diferença. Porque quando me quebram, eu sei em quais mãos me colocar. Eu sei quem tem poder para consertar a minha vida.
Agora declare com fé: “Eu não saio daqui quebrada! Coloco diante de Ti, Senhor, este choro que carrego dentro de mim. Cura-me! Restaura-me! Me transforme em um vaso novo”
Agora faça um ato profético: Pegue uma folha de papel. Escreva nela — com sinceridade — qual é o seu choro? Qual é o seu limite? Dê nome à sua dor.
O Oleiro só restaura os cacos que são colocados nas Suas mãos. Este papel que você segurou representa exatamente esse caco — sua dor, sua luta, seu limite. Entregue-o nas mãos d’Aquele que transforma cacos em vaso novo.
Mas antes de iniciar a restauração, o Oleiro limpa o barro. Por isso, vamos primeiro limpar o nosso coração das marcas que essas perdas deixaram.
Levante esse papel e declare com fé o Salmos 147.3: “O Senhor cura os de coração quebrantado e repara as suas feridas.”
Agora, como Igreja, realizamos um ato profético poderoso: colocamos esses papéis dentro de um vaso, simbolizando que essa dor e essa ferida já não pertencem mais a você. Elas não definem mais quem você é, nem determinam o seu futuro! Em seguida, quebramos o vaso — um sinal visível de que o passado foi deixado para trás e uma nova história começa a ser escrita em Deus.
Depois de tirar as impurezas, o vaso precisa ser derretido para voltar a ser barro, retirando a dureza e permitindo que o oleiro o molde de novo.
Guarde isso:
Só quem tem o coração quebrantado pode vencer uma guerra. O quebrantamento nos ensina, nos renova e nos prepara para a vitória.
Gideão não venceu pelo seu poder bélico, mas por meio de símbolos e atos proféticos — porque seu coração estava quebrantado diante de Deus!
Quando somos refeitas, aprendemos a colocar limites e a não aceitar mais relacionamentos abusivos.
Ester foi refeita pelo propósito de Deus. Para mudar a história do seu povo, ela não podia mais ser órfã — precisava se tornar rainha.
Existe uma técnica japonesa chamada kintsugi, que restaura cerâmicas rachadas com emendas de ouro. Assim como nessa arte, Deus te restaura e te transforma em algo precioso, valoroso e único. Essas são as suas cicatrizes de valor.

Deus não quer que você seja um depósito de cacos — Ele quer que você seja um vaso de honra! E todo vaso que Deus escolhe, Ele faz transbordar de bênçãos e propósito!
A mulher do poço, no evangelho de João, é um exemplo poderoso de transformação. Ela era um vaso vazio — marcada pelas dores, rejeições e escolhas difíceis da vida, que a deixaram quebrada e sedenta de algo que preenchesse seu vazio.
Mas tudo mudou naquele encontro com Jesus, à beira do poço. Ele não apenas lhe ofereceu água física, mas a Água Viva que sacia para sempre. Quando ela aceitou esse encontro, foi preenchida com vida nova — e do seu interior começaram a fluir rios de esperança, fé e testemunho.
Não parou ali. Transformada, ela foi corajosa para pregar a Palavra à sua comunidade, e como resultado, uma cidade inteira se converteu à fé em Jesus.
Você é o vaso quebrantado, refeito pelas mãos de Deus!
Você é o vaso que Deus escolheu para vencer guerras! Fortalecido, moldado e capacitado por Ele para triunfar em cada batalha!
Você é o vaso que transborda sabedoria, capaz de converter e transformar corações!
Você é o vaso que transforma ambientes! Como o vaso nas mãos de Maria, você está preparando o caminho para a volta de Cristo.
Redação