top of page

O poder que nos faz construir

Atualizado: 14 de mai. de 2023


O PODER QUE NOS FAZ CONTRUIR foi o tema da Ceia de Oficiais de maio, realizada neste sábado (06), na Renascer Arena.


Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes:


Esdras 5: 1 a 5: O profeta Ageu e o profeta Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles. Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir a Casa de Deus, em Jerusalém. Os referidos profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam. Nesse tempo, Tatenai, governador da região deste lado do Eufrates, e Setar-Bozenai e os seus companheiros vieram até eles e assim lhes perguntaram: — Quem deu ordem para vocês reconstruírem este templo e restaurarem esta muralha? Perguntaram mais: — E quais são os nomes dos homens que estão construindo este edifício? Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de maneira que não foram obrigados a parar, até que o assunto chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso.


Os samaritanos haviam se levantado por não aceitar o retorno dos judeus e, muito menos, sua restauração. Jerusalém em ruínas era uma grande vantagem para eles.


Toda as vezes que iniciamos uma obra determinada por Deus, Satanás trabalha arduamente para impedi-la. Precisamos ficar atentos para não cairmos nas armadilhas que ele arma para nos paralisar.

E quais são essas estratégias?


1ª Se infiltrar para destruir


Esdras 4.2 e 3: ...aproximaram-se de Zorobabel e dos chefes de famílias e lhes disseram: — Deixem-nos ajudar na construção, porque buscamos o mesmo Deus que vocês buscam. Já temos oferecido sacrifícios a ele desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez vir para este lugar. Porém Zorobabel, Jesua e os outros chefes de famílias de Israel responderam: — Vocês não têm nada a ver conosco na construção do templo ao nosso Deus. Nós mesmos, sozinhos, vamos construí-lo ao Senhor , Deus de Israel, como Ciro, rei da Pérsia, nos ordenou.


Os samaritanos queriam trazer contaminação espiritual, por meio de seus ídolos pagãos.


Precisamos tomar cuidado para não cairmos na conversa daqueles que parecem ser povo de Deus, mas não são.


2 Coríntios 11.14: E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.


Cuidado com os inimigos que se vestem como amigos!


2ª Nos desanimar de maneira sutil


Esdras 4.4 e 5: Então o povo da terra começou a desanimar o povo de Judá, perturbando-o no trabalho de construção. Contrataram conselheiros para frustrar o plano deles. Fizeram isso durante todo o reinado de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia.


Precisamos tomar cuidado com os conteúdos que consumimos. Alguns podem produzir medo, tormento e dúvidas quanto aos planos de Deus.


Não ande de acordo com as sentenças, mas de acordo com as promessas que o Senhor tem para você.


Isaías 40.31: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.


3ª Com mentiras


Esdras 4.23: Depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida diante de Reum, de Sinsai, o escrivão, e dos seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém, aos judeus, e, de mão armada, os forçaram a parar a obra.


Usando mentiras, manipulações e difamações, Satanás quer gerar opositores da obra.


Guarde isso:


Nada pode parar a obra de Deus! Por isso, não se deixe intimidar!


1 João 5.4: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.


João 2.19: Jesus lhes respondeu: — Destruam este santuário, e em três dias eu o levantarei.

O que precisamos?


1º Ir além da determinação carnal contrária


Zacarias 4.6: Ele prosseguiu e me disse: — Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito", diz o Senhor dos Exércitos.

Embora houvesse a determinação do rei para paralisar a obra, pelo poder da perseverança na certeza de que a boa mão de Deus estava com eles, os judeus prosseguiram.


Esdras 5.5: Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de maneira que não foram obrigados a parar, até que o assunto chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso.


Guarde isso:


Se Deus determinou, nada pode impedir!


2ª Ter fé na promessa de que Deus abala os céus e traz as riquezas das nações


Ageu 2.3 a 9: Quem de vocês, que tenha sobrevivido, contemplou este templo na sua primeira glória? E como vocês o veem agora? Por acaso não é como nada aos olhos de vocês? Mas agora o Senhor diz: Seja forte, Zorobabel! Seja forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote! E vocês, todo o povo da terra, sejam fortes, diz o Senhor, e trabalhem, porque eu estou com vocês, diz o Senhor dos Exércitos. Segundo a aliança que fiz com vocês, quando saíram do Egito, o meu Espírito habita no meio de vocês. Não tenham medo. — Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Daqui a pouco, mais uma vez eu farei tremer o céu, a terra, o mar e a terra seca. Farei tremer todas as nações, e serão trazidas as coisas preciosas de todas as nações, e encherei este templo de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A glória deste novo templo será maior do que a do primeiro, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.


Em seu reinado, Artarxexes ordenou que a obra fosse paralisada. Quando tudo parecia estar perdido, Dario assume. Certo dia, ele consulta os livros dos reis e descobre uma determinação deixada por Ciro. Ali, estava escrito que a provisão para a reconstrução seria viabilizada pelo tesouro real.


Guarde isso:


Para cada propósito, Deus tem uma provisão!

3ª Saber que olhos de Deus estão voltados para o Seu povo


Zacarias 1.3, 16 e 17: Portanto, diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Voltem para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu voltarei para vocês, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto, assim diz o Senhor : Voltei-me para Jerusalém com misericórdia, e nela será reconstruído o meu templo, diz o Senhor dos Exércitos. E o cordel será estendido sobre Jerusalém." — Proclame outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: "As minhas cidades voltarão a transbordar de bens; o Senhor voltará a consolar Sião e voltará a escolher Jerusalém."


Ao alertar o povo, Deus estava pré-anunciando um tempo de grandes milagres! Esses são os nossos dias!


Veremos a obra concluída!


Veremos os muros reconstruídos!


Um grande avivamento está acontecendo!


Aleluia!


Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page