top of page

5 características de um homem de honra

Atualizado: 26 de nov. de 2021


Em 15 de novembro, milhares de homens se reuniram na Renascer Arena, para o Congresso Nacional de Homens de Honra.

O evento foi marcado pelas ministrações inspiradoras e encorajadoras dos líderes da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sonia Hernandes.

Durante o encontro, houve também palestras esclarecedoras. Entre os convidados, estiveram o autor do best-seller "Seja Líder de Heróis", Leandro Moreira, e o personal tariner Luciano Miranda.

O Apóstolo Estevam abriu o evento falando sobre 5 características de Cristo essenciais para um homem de honra. Acompanhe, a seguir o resumo da ministração:

1 Coríntios 15.45 a 48: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente. Mas o último Adão é espírito vivificante. O que vem primeiro não é o espiritual, e sim o natural; depois vem o espiritual. O primeiro homem, formado do pó da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra; e, como é o homem celestial, assim também são os celestiais.”

As coisas espirituais são muito bem definidas na natureza, e elas podem cooperar tanto para o bem quanto para o mal.

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. O que isso significa? Que Deus nos criou como homens espirituais e definiu suas características carnais e emocionais.

Não existe nenhum ser humano no mundo igual a mim ou igual a você! Cada um de nós recebeu uma criação diferente e possuímos personalidades diferentes.

Cristo se fez homem, ou seja, se esvaziou de Sua glória, para nos mostrar que é possível enfrentar e superar qualquer circunstância adversa. Assim como nós, ele foi nascido da carne e do espírito.

Podemos concluir, então, que temos dupla semelhança com Jesus, o último Adão.

Satanás trabalha insensatamente para que a carne prevaleça sobre nosso espírito. É uma guerra que constantemente enfrentamos. Mas, em Deus, sempre há um caminho de vitória.

Romanos 8.11: “Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.”

Paulo nos alertou sobre 19 características destrutivas dos últimos dias:

2 Timóteo 3.1 a 5: “Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.”

Pare e pense: Como eu posso afirmar que o Espírito Santo habita em mim se eu ajo dessa maneira?

Cristo veio para resgatar nossa essência, ou seja, nossa integridade espiritual. Ele veio para nos salvar e nos deixar um grande exemplo a ser seguido.

Quando estou em Cristo, a hombridade e a honestidade passam a fazer parte da minha personalidade.

Através d'Ele, somos limpos e geramos os frutos do Espírito.

João 15.5: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

Gálatas 5.22 e 23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Todas as características de Cristo devem fazer parte da nossa personalidade. Mas, hoje, vou destacar 5:

1- ESTAR DISPOSTO A SE SACRIFICAR;

2- SER PROTETOR;

3- SER UM PORTO SEGURO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS;

4- SER SUPRIDOR;

5- AMAR INCONDICIONALMENTE.

E como me tornar este homem? Sendo como Cristo: cheio do Espírito Santo!

Efésios 5.18: “E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito.”


Redação, com a colaboração de Rodrigo Avelino

Fotos: @dm_arcafotografia, @ootavi0silva, @cleberdepaulafotos, @_leodepaula e @pedro.flausino

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page