top of page

O poder da transformação

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Em 2 de janeiro, durante a 1ª Ceia de Oficiais do Ano Apostólico de Paulo, o apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre o “Poder da Transformação”. Ele leu o texto que está em Romanos 12.1-3 e declarou que este é o ano em que viveremos a maior transformação da nossa história. “Deus nos chamou para sermos ungidos e libertadores. Deseje ser totalmente transformado para viver este novo tempo!”

“1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 3. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”._

Veja a seguir os principais trechos da ministração:

A transformação é uma obra do Espírito Santo que se inicia com o novo nascimento, que é um processo espiritual. Não podemos queimar etapas, temos que vive-lo integralmente.

Filipenses 1.6: “Aquele que começou a boa obra é fiel e justo para aperfeiçoá-la.”

Estamos vivendo um momento crítico, quando as pessoas buscam apenas uma emoção, um sentimento confortável, mas não uma verdadeira transformação. Queremos que Deus se adapte aos nossos planos e não nós à Sua vontade. Mas toda obra incompleta não vale nada: uma pintura, se não for finalizada, não tem valor, ela precisa ser terminada. E muitas pessoas têm parado no meio da caminhada por não conhecer esse poder transformador.

E como esse processo é desenvolvido no mundo espiritual?

Primordialmente depende do homem. Deus já tem o plano de transformação definido para cada um de nós que, na realidade, é a volta à essência.

Quem perdeu a essência e não aceitou esse plano de transformação?

Vamos lembrar alguns casos:

1º) Mical, filha de Saul (2Sm 6.20-23):

“20. Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! 21. Disse, porém, Davi a Mical: perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado. 22. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. 23. Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.”

Mical é um exemplo típico de uma personalidade não trabalhada por Deus e impregnada de religiosidade. Infelizmente, isso é o que mais existe no meio evangélico. Ela não se abriu para ser transformada, ela não sabia que era mulher de um ungido de Deus. Isso é falta de temor a Deus! Quem é transformado paga um preço! A síndrome de Mical continua destruindo o plano de Deus na vida das pessoas. Existem pessoas que são hipócritas, não podem ver a bênção de Deus na sua vida!

2º) Os filhos de Eli que, sendo sacerdote e tendo proximidade a Deus, não foi transformado (1Sm 2.12-17).

Eles tinham apenas a tradição de filhos e tribo sacerdotal, mas não eram transformados, nunca conheceram o plano de Deus para suas vidas.

3º) Alexandre, o latoeiro (2Tm 4.14).

Ele era um artesão que andou com Paulo. Ele foi ministrado pelo apóstolo, mas infelizmente nunca deixou entrar em seu espírito o poder transformador da Palavra e o agir do Espírito Santo. Esse poder transformador age em nossas vidas de um jeito dinâmico: como se fôssemos uma criança, que tem que ser carregada no colo, mas que chega à maturidade. Ao aceitarmos Jesus, nascemos de novo (João 3.3), mas temos que entrar no processo de transformação.

Se você parar para pensar: quantas pessoas já foram contaminadas ou pararam no meio do caminho? A obra de Deus é gloriosa e perfeita e ela vai se realizar na sua vida! Sua vida vai passar por uma transformação completa! Deus vai fazer com que a sua constituição espiritual seja liberada!

E como acontece essa transformação?

Quando viu a luz de Jesus, Paulo ficou cego. Aquela luz, na verdade, o cegou para o passado, pois ele estava nascendo de novo. Depois, quando ele recebe a oração de Ananias, ele sai da “placenta espiritual” e abre os olhos para a nova realidade de vida. Cheio do Espírito Santo, ele se torna então um apóstolo de Jesus Cristo.

Deus vai fazer isso na tua vida, esse poder transformador vai entrar na tua vida, mudar seu caráter, seus valores! Vai te fazer caminhar cheio do Espírito Santo na direção do plano de Deus para tua vida!

Todas as escamas que o inimigo colocou nos seus olhos em relação ao seu chamado e ao seu ministério, o Senhor vai tirar. Você vai começar a enxergar espiritualmente! Deus vai mudar seus valores! Você verá que é muito mais importante, você vai enxergar o seu futuro!

Paulo era um vaso escolhido e você também é. Aquele Saulo que caiu do cavalo não existia mais e sim Paulo, um apóstolo, enviado por Deus!

Peça para o Senhor tirar as escamas dos seus olhos! Não tenha resistências e dê liberdade ao Espírito Santo para que sua transformação aconteça. Não interessa há quanto tempo você está na igreja, Deus quer te transformar!

2º) Te arrancando do deserto e te levando a ser um libertador (Êxodo 3.5-6): Moisés era um homem escolhido, separado por Deus, e que nasceu para ser um libertador. Mas ele estava amarrado aos seus pensamentos e à mentalidade de escravo.

Antes de ser o libertador do povo, ele precisava ser liberto pelo poder transformador do Espírito Santo. Não podemos aceitar viver uma vida inteira sem descobrir o que Deus tem para nossas vidas, o plano que Ele tem para nós. Neste ano, Deus vai te tirar do deserto e te encher do poder do Espírito Santo! Quando Moisés é enviado ele já é um homem cheio do Espírito Santo de Deus.

3º) A transformação vai ser tão poderosa neste ano na tua vida, que vai te levar a três níveis de unção efetiva (Filipenses 1.6).

Os níveis de transformação que Deus quer operar em nossas vidas vão agir no nosso ser trino: no nosso corpo, alma e espírito (1Tessalonicenses 5.23). Que nosso corpo, alma e espírito sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Cristo!

- Corpo: temos que transformá-lo no tempo do Espírito Santo (1Cor 6.19). Senhor, transforma nosso corpo para nos manter íntegros. Nós desprezamos nosso corpo por ensinamentos espirituais errados. Você pertence ao Senhor! Peça ao Senhor para limpar seu corpo! Tenha cuidado com seu corpo para honrar a Deus que habita em você.

Agora, a pergunta é: Deus pode habitar em você?

- Mente: será transformada em uma usina do Espírito Santo (1Cor 2.16). Deseje ter a mente de Cristo e não uma mente viciada e impregnada de pensamentos humanos. Deseje ser a pessoa que consegue pensar e ser vitoriosa! Comece a pensar como Deus pensa! Deus está pensando coisas boas a seu respeito, sua mente precisa ser impregnada por estes sentimentos.

- Espírito: temos que nos encher do Espírito Santo, sermos invadidos, tomados em nosso espírito (1Cor 2.12-14). Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que vem de Deus! Senhor, toca nosso espírito e nos dá vida abundante! O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois parecem loucura, pois elas se discernem espiritualmente. Existe uma transformação muito grande para acontecer na sua vida e quanto mais o mundo te desprezar, mais você está identificado com Cristo.

O espírito do mundo não pode entrar na igreja! Mas se o Espírito de Deus entrar nas nossas vidas, seremos totalmente transformados.

Pedro precisou negar Jesus três vezes para entender que precisava ser transformado! A partir dali, do seu arrependimento, ele foi transformado. O homem que rude e intempestivo morreu e nasceu o líder da igreja.

Que esse poder transformador nos faça viver um ano nunca vivido e sejamos transformados de glória em glória (2Cor 3.18), transformados na própria imagem do Senhor por meio do seu Espírito.

Deseje ser transformado de glória em glória na própria imagem de Cristo! Sem transformação, não podemos ser a imagem de Cristo!”

Nossa luz é a Luz de Cristo, que é a presença gloriosa do Espírito de Deus! Nossa luz tem que brilhar no mundo!”

Você foi liberto e agora é transformação! Deus vai te dar autoridade para viver algo novo e poderoso!

Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page