top of page

O poder da limpeza espiritual

Atualizado: 14 de ago. de 2023


Neste sábado (05), milhares de pessoas de diversas regiões de São Paulo se reuniram na Renascer Arena para participarem da Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo do mês de agosto.


O evento também foi transmitido ao vivo para outros estados e para os quatro cantos do mundo via YouTube.


O encontro foi marcado por louvores, orações, a unção 550 novos oficiais e a ministração profética do Apóstolo Estevam Hernandes, que falou sobre o poder da limpeza espiritual.

Acompanhe, a seguir, o resumo:


Romanos 11.13 a 24: Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles. Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.


Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.


Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado. Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!


Isaías 11.1: Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.

Os judeus eram fruto da oliveira natural: Israel. Os gentios foram enxertados. O que isso significa? Que não teríamos direito, humanamente falando, para sermos povo de Deus, mas em Cristo conquistamos essa condição.


Enxertados em Cristo, deixamos de ser uma oliveira braba, que é aquela que não produz frutos.


A nossa condição espiritual é de sermos frutíferos:


João 15.15 e 16: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.


E o que pode romper nossa conexão com a raiz e nos tornar espiritualmente estéreis? A incredulidade, a desobediência, a falta de santidade e, principalmente, a rebeldia:


Salmos 68.6: Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.


Satanás não quer que sejamos reconhecidos como Deus nos criou. Ele quer nos colocar uma marca, como fez com Caim:


Gênesis 4.11, 12 e 15b: És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.


Guarde isso:


Só nos tornarmos férteis quando produzimos o que vem da essência.


A nossa missão é salvar vidas!

Infelizmente, nas igreja, há muitas vidas esterilizadas por causa da estagnação espiritual e da falta de comprometimento:


1º COM UMA VIDA SEM SENTIDO E SEM FRUTOS


Mateus 21.18 a 20: Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!


A figueira sem frutos representa as pessoas que estão mais preocupadas com a aparência do que com a essência.


O propósito da figueira não é produzir folhas, mas figos. Busque viver de acordo com o propósito que Deus tem para você!


2º COM A RELIGIOSIDADE CRUEL QUE ABORTA O ESPÍRITO SANTO


O que é religiosidade?


É a substituição do poder genuíno que sai da raiz!


Hoje, infelizmente, existem pessoas mais preocupadas em julgar as outros do que em salvar!


2 Samuel 6.21 a 23: Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.


Em vez de se alegrar com o retorno da Arca da Aliança, Mical ficou preocupada com o julgamento dos outros.


3º COM A ESTERILIDADE PELO PECADO E DUREZA DE CORAÇÃO


Judas 1.12 e 13: Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.


Precisamos ter responsabilidade e compromisso com o Reino.


Não seja um joio no meio dos trigos. Busque limpeza no Espírito Santo:


João 15.1 a 3: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.


E o que Deus tem para nós?


1º O PODER MULTIPLICADOR DA LIMPEZA ESPIRITUAL


Gênesis 26.1 a 6: Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Isaque, pois, ficou em Gerar.


O segredo de Isaque foi se manter obediente em um momento em que humanamente não seria nem mesmo racional fazer isso.


Gênesis 26.12 a 14: Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.


2º A CONCIÊNCIA DE QUE A RENÚNCIA QUE FAZEMOS PARA AGRADAR A DEUS GERA LIMPEZA E MULTIPLICAÇÃO

Marcos 10.29 e 30: Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.


A parte mais difícil do evangelho é renunciar o mundo e a vida do velho homem. Porém, existe uma lei espiritual que não muda: quem renunciar ao mundo terá 100x mais em todas as áreas, aqui e também na eternidade.

3º A LIMPEZA TRAZ AVIVAMENTO


2 Reis 23.1 a 7, 22, 24 e 25: Então, deu ordem o rei, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele. O rei subiu à Casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do Senhor. O rei se pôs em pé junto à coluna e fez aliança ante o Senhor, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo anuiu a esta aliança.


Então, o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta que tirassem do templo do Senhor todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo, e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel. Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus.


Também tirou da Casa do Senhor o poste-ídolo, que levou para fora de Jerusalém até ao vale de Cedrom, no qual o queimou e o reduziu a pó, que lançou sobre as sepulturas do povo. Também derribou as casas da prostituição cultual que estavam na Casa do Senhor, onde as mulheres teciam tendas para o poste-ídolo. Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram Israel, nem durante os dias dos reis de Israel, nem nos dias dos reis de Judá.


Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do Senhor. Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.


Josias promoveu uma limpeza em Judá. Tirou tudo aquilo que trazia sujeira e contaminação espiritual. E, assim, a cidade foi liberta e liberada!


Quando há limpeza, o Espírito Santo tem liberdade para agir.


Avivamento não é movimento, são frutos!


Há três elementos básicos para sermos férteis:


1º SEMENTE


2 Pedro 1.4: Por meio delas, ele nos concedeu as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo.


Filipenses 2.5: Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus.


2º TERRA


Mateus 13.23: Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.


3º ÁGUA


João 4.14: mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.


Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comentarios


bottom of page