top of page

Como alcançar a graça?

Atualizado: 15 de jul.



"Como alcançar a graça?" foi o tema da Ceia de Oficiais correspondente ao mês de julho. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes.


1 Samuel 2.30: Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos. 

 

Mordecai foi um grande exemplo do que significa estar cheio do poder do Espírito Santo. Sua relação com a honra espiritual o levou a viver um plano superior de Deus, algo que ele não havia planejado nem pedido, mas que Deus tinha para ele. Deus tem planos superiores para nossas vidas, mas eles só se cumprem se formos fiéis e obstinados em viver a vontade Dele.

 

Jó 1.20 a 22: Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. 

 

Infelizmente, vemos todos os dias pessoas abandonando o plano de Deus para suas vidas, sendo enganadas por Satanás através de induções religiosas.

 

Hebreus 10.25: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

 

Os princípios bíblicos estão sendo esmagados pela falsa liberdade que, na verdade, está interrompendo um plano superior.

 

Quem destruiu o plano de Deus pela infidelidade:

 

1) SANSÃO

 

Deus tinha um plano tão poderoso para a vida dele, mas esse plano foi interrompido por sua inclinação carnal. O pecado é vencido pela fidelidade.

 

Romanos 6: 1. Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 

 

2) ABSALÃO

 

2 Samuel 15.12: Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, da sua cidade de Gilo; enquanto ele oferecia os seus sacrifícios, tornou-se poderosa a conspirata, e crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão.

 

Qual teria sido o destino de Absalão, se ele não tivesse optado pela infidelidade satânica que ocupou seu coração? Hoje estamos vivendo um momento crítico, conforme Judas profetizou.

 

Judas 1.10 a 12: Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem. Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá. Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas.

 

3) ESAÚ

 

Gênesis 25.29 a 34? Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. 

 

Esaú feriu vários princípios espirituais: desprezou a primogenitura, casou-se com mulheres ismaelitas e não se arrependeu de nada.

 

Gênesis 26.34: Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. 35. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.

 

Hebreus 12.16 e 17: nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado. 



A fidelidade de Mordecai o levou a viver a plenitude da graça e a cumprir o plano de Deus. Ele poderia ter se deixado levar por tantas reações humanas e cedido ao poder e aos atrativos da Pérsia, mas uma conduta dirigida pelo Espírito Santo nos leva a ter:

 

- AUTORIDADE SOBRE O MUNDO;

 

- OPÇÕES POR SER DIFERENTE;

 

- VISÃO SOBRE O FUTURO EM DEUS.

 

Deus escolheu a Mordecai. Ele também te escolheu para ser luz nesta geração.

 

Filipenses 2.15: para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.

 

A honra que Deus reserva em nossas vidas passa pelo âmbito espiritual e resulta em bênçãos pessoais abundantes:

 

1) RECONHECIMENTO NO MUNDO ESPIRITUAL

 

Atos dos Apóstolos 19.13 a 16: E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.

 

Quando você exerce a autoridade de Cristo, os demônios são compelidos a reconhecer sua superioridade espiritual. Essa honra não apenas fortalece nossa posição espiritual, mas também nos identifica no mundo espiritual.

 

2) HONRA AONDE NÃO TERÍAMOS DIREITO

 

Ester 2.5 a 7: Ora, na cidadela de Susã havia certo homem judeu, benjamita, chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que fora transportado de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia transportado. Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha.

 

A exemplo de José no Egito, mesmo sendo escravo e sem qualquer direito ao acesso a posições de honra, Deus nos concede um direito espiritual de sermos honrados onde humanamente não teríamos acesso.



3) VIVER LITERALMENTE A DUPLA HONRA

 

Ester 10.2 e 3: Quanto aos mais atos do seu poder e do seu valor e ao relatório completo da grandeza de Mordecai, a quem o rei exaltou, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis da Média e da Pérsia? Pois o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo da sua raça.

 

A dupla honra que Deus reserva para nossas vidas advém de nossa entrega, conversão e dedicação ao propósito divino. Essa honra consiste em:

 

- DUPLA HONRA PESSOAL;

 

- DUPLA HONRA FAMILIAR;

 

- DUPLA HONRA ESPIRITUTAL.

 

Mordecai viveu essa dupla honra!

 

A igreja, hoje, pode viver: 

 

- DUPLA PORÇÃO DO ESPIRITO SANTO COMO ELISEU!

 

- DUPLA JUSTIFICAÇÃO COMO JÓ!

 

- E O GRAU MÁXIMO, PORQUE TEMOS A HONRA ESPIRITUAL DE CRISTO!

 

Efésios 1.20 e 21: 0 Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais, acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro.

 

Efésios 2.9 a 11: Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.




Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

A oferta que traz a honra

Durante a ceia de oficiais do mês de julho, o apóstolo Estevam Hernandes ministrou a oferta que trouxe honra para Davi, com base no texto que está em 1º Samuel 18.25-27. “Neste texto, vemos que Davi n

Comments


bottom of page