O poder da transformação

Atualizado: Mar 2

Em 2 de janeiro, durante a 1ª Ceia de Oficiais do Ano Apostólico de Paulo, o apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre o “Poder da Transformação”. Ele leu o texto que está em Romanos 12.1-3 e declarou que este é o ano em que viveremos a maior transformação da nossa história. “Deus nos chamou para sermos ungidos e libertadores. Deseje ser totalmente transformado para viver este novo tempo!”

“1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 3. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”._

Veja a seguir os principais trechos da ministração:

A transformação é uma obra do Espírito Santo que se inicia com o novo nascimento, que é um processo espiritual. Não podemos queimar etapas, temos que vive-lo integralmente.

Filipenses 1.6: “Aquele que começou a boa obra é fiel e justo para aperfeiçoá-la.”

Estamos vivendo um momento crítico, quando as pessoas buscam apenas uma emoção, um sentimento confortável, mas não uma verdadeira transformação. Queremos que Deus se adapte aos nossos planos e não nós à Sua vontade. Mas toda obra incompleta não vale nada: uma pintura, se não for finalizada, não tem valor, ela precisa ser terminada. E muitas pessoas têm parado no meio da caminhada por não conhecer esse poder transformador.

E como esse processo é desenvolvido no mundo espiritual?

Primordialmente depende do homem. Deus já tem o plano de transformação definido para cada um de nós que, na realidade, é a volta à essência.

Quem perdeu a essência e não aceitou esse plano de transformação?

Vamos lembrar alguns casos:

1º) Mical, filha de Saul (2Sm 6.20-23):

“20. Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! 21. Disse, porém, Davi a Mical: perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado. 22. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. 23. Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.”

Mical é um exemplo típico de uma personalidade não trabalhada por Deus e impregnada de religiosidade. Infelizmente, isso é o que mais existe no meio evangélico. Ela não se abriu para ser transformada, ela não sabia que era mulher de um ungido de Deus. Isso é falta de temor a Deus! Quem é transformado paga um preço! A síndrome de Mical continua destruindo o plano de Deus na vida das pessoas. Existem pessoas que são hipócritas, não podem ver a bênção de Deus na sua vida!

2º) Os filhos de Eli que, sendo sacerdote e tendo proximidade a Deus, não foi transformado (1Sm 2.12-17).

Eles tinham apenas a tradição de filhos e tribo sacerdotal, mas não eram transformados, nunca conheceram o plano de Deus para suas vidas.

3º) Alexandre, o latoeiro (2Tm 4.14).

Ele era um artesão que andou com Paulo. Ele foi ministrado pelo apóstolo, mas infelizmente nunca deixou entrar em seu espírito o poder transformador da Palavra e o agir do Espírito Santo. Esse poder transformador age em nossas vidas de um jeito dinâmico: como se fôssemos uma criança, que tem que ser carregada no colo, mas que chega à maturidade. Ao aceitarmos Jesus, nascemos de novo (João 3.3), mas temos que entrar no processo de transformação.

Se você parar para pensar: quantas pessoas já foram contaminadas ou pararam no meio do caminho? A obra de Deus é gloriosa e perfeita e ela vai se realizar na sua vida! Sua vida vai passar por uma transformação completa! Deus vai fazer com que a sua constituição espiritual seja liberada!

E como acontece essa transformação?

Quando viu a luz de Jesus, Paulo ficou cego. Aquela luz, na verdade, o cegou para o passado, pois ele estava nascendo de novo. Depois, quando ele recebe a oração de Ananias, ele sai da “placenta espiritual” e abre os olhos para a nova realidade de vida. Cheio do Espírito Santo, ele se torna ent