top of page

Três passos para você andar no espírito


Neste sábado (02), durante a Ceia de Oficiais de setembro, realizada na Renascer Arena, o Apóstolo Estevam Hernandes falou sobre como andar no espírito.


Acompanhe, a seguir, o resumo da ministração:


Gálatas 5.16 a 25: “Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.


Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.


Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”


Ao ensinar os cristãos da Galácia, o apóstolo Paulo mostra profundos princípios espirituais baseados nos ensinamentos de Cristo.


Ele explica que podemos viver em dois níveis: o da carne ou o do espírito.


O nível carnal é onde apenas a alma e o corpo dominam nossa existência. O espírito acaba sendo sufocado pela religiosidade e pelos nossos impulsos. É o nível do humanismo.


Jeremias 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?”


O nível do espírito, como o próprio nome diz, é onde o Espírito Santo domina e deixamos de ser escravos de paixões mundanas.


Guarde isso:


Quem anda no espírito é incorruptível!


Para vivermos neste nível, existe apenas um caminho: renascer em Cristo! Assim, nos tornamos novas criaturas.


João 3.3 a 6: “Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Nicodemos perguntou: — Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez? Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”


Romanos 8.11: “Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.”


O próximo passo é o desenvolvimento espiritual:


1 Coríntios 13.11: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”


Precisamos ter consciência de que Satanás fará de tudo para que apenas vivamos no nível carnal, pois, desta forma, passamos a extinguir o espírito.


Precisamos voltar ao primeiro amor!

1 Tessalonicenses 5.19: “Não apaguem o Espírito.”


Temos que nos mover e andar no espírito para que Satanás não tenha vantagem sobre nós.


2 Coríntios 2.11: “...para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não ignoramos quais são as intenções dele.”


Satanás usa caminhos espirituais para impedir que andemos no espírito e vivamos o plano que Deus tem para nossas vidas.


E quais são as principais armadilhas do inimigo?


#1 O PECADO CONTUMAZ


1 João 3.9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.”


Podemos até errar, mas não podemos permanecer no erro!


Quem nasce de novo não vive na prática do pecado, mas o resiste e o vence.


Precisamos tomar cuidado com passividade e permissividade, pois são sutilezas que Satanás usa para nos enredar.


Lembre-se de que nossa velha natureza foi crucificada com Cristo.


Romanos 6.6: “...sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.”


#2 A HERESIA


2 Pedro 2.1 e 2: “Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado.”


A deturpação da Palavra para atender conveniências humanas é uma estratégia dos últimos dias, porque sabemos que Satanás pode se transformar em anjo de luz para enganar os escolhidos de Deus.


2 Coríntios 11.14 e 15: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não deveria surpreender que os seus próprios ministros se disfarcem em ministros de justiça. O fim deles será conforme as suas obras.”


Por isso, temos de guardar no nosso coração a essência da Palavra.


2 Timóteo 4.3 e 4: “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.”


Precisamos preservar os princípios da Palavra de Deus.


#3 A APOSTASIA


1 Timóteo 4.1 a 5: “1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com gratidão pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e, se recebido com gratidão, nada é recusável, porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração.”


O esfriamento espiritual é outra estratégia que Satanás usa para afastar as pessoas de Deus.


Lucas 18.8: “Digo a vocês que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?”


Mateus 24.12: “E, por se multiplicar a maldade, o amor se esfriará de quase todos.”


Fortaleça seu caráter espiritual. Afaste-se de quem e do que te afasta de Deus!


2 Timóteo 3.1 a 9: “Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.


Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade. E do mesmo modo que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens que têm a mente totalmente corrompida, reprovados quanto à fé. Mas esses não irão longe, porque a insensatez deles ficará evidente a todos, como também aconteceu com a insensatez de Janes e Jambres.”


Precisamos de um grande mover do Espírito Santo, e ele começa em nossas vidas quando nos determinamos a viver de acordo com a nossa verdadeira natureza: a espiritual.

Colossenses 3.1 a 5: “Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória. Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria.”


Deus tem experiências espirituais profundas para nós neste ano. Entraremos em uma nova dimensão!


João 3.8: “O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.”


João 20.22: “E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo.”


Este sopro está sobre a Igreja e nos fará andar no espírito!


E, para que andemos nesta dimensão, precisamos:

#1 TER A VIDA DE CRISTO EM NÓS


Gálatas 2.20: “...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”


Quando aceitamos Jesus, Ele passa a viver em nós. Somos um com Ele!


Isso significa que podemos ter a mente de Cristo, o mesmo sentimento que havia n’Ele e exercer a autoridade que Ele conquistou para nós na cruz!


Filipenses 2.5: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus...”


1 Coríntios 2.6 a 16: “No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada. Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória.


Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Deus, porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas do ser humano, a não ser o próprio espírito humano, que nele está? Assim, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.


E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”


Marcos 16.17 e 18: “Estes sinais acompanharão aqueles que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”


Quando Cristo habita em nós, passamos a andar no espírito!

#2 SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO


Romanos 8.4,8,9 e 14: “a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”


Uma das coisas mais importantes é abrirmos mão do nosso livre arbítrio, pois não podemos mais viver de acordo com nossos impulsos, mas precisamos ser guiados pelo espírito.


Quando o Espírito Santo guia nossas vidas, elas passam para o controle das mãos de Deus e, assim, assumimos a condição de filhos d’Ele!


Efésios 5.18: “E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito...”


O Espírito Santo quer agir através da tua vida!

#3 OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO


Hebreus 3.7 e 8: “Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto...”


A voz do Espírito Santo está chamando a Igreja para um grande avivamento!


E essa voz tem poder:


#1 PARA RECONSTRUIR, COMO OCORREU COM NEEMIAS.


#2 PARA SAIRMOS DA CAVERNA, COMO ELIAS.


#3 PARA ATENDERMOS AO CHAMADO, COMO ELISEU.


#4 PARA MUDAR TEU DESTINO, COMO O PEDRO.


#5 PARA TRANSFORMAR TUA VIDA, COMO A DE PAULO.


#6 PARA TE FAZER ENTRAR EM UM PLANO NUNCA IMAGINADO, COMO ACONTECEU MARIA.


#7 PARA TE FAZER ASSENTAR NOS MELHORES LUGARES DA TERRA, COMO JOSÉ.


#8 PARA TE TIRAR DA ZONA DE CONFORTO E TE FAZER UM HOMEM CHEIO DE PODER E UNÇÃO, COMO NATANAEL.


#9 PARA TE DAR SABEDORIA, LUZ E INTELIGÊNCIA COMO DEU A DANIEL.


#10 PARA TE FAZER PODEROSO EM OBRAS DO ESPÍRITO SANTO, COMO JESUS CRISTO.



Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page