top of page

A procrastinação só traz pendências e prejuízos


Neste sábado (13), aconteceu o Encontro Mensal de Mulheres Mais que Vencedoras (+QV), o ministério feminino da Igreja Renascer em Cristo. O tema deste mês foi: “VITÓRIA SOBRE A PROCRASTINAÇÃO”.

Com transmissão ao vivo do Renascer Hall, o evento foi marcado por orações, louvores, histórias de superação e uma mensagem de reflexão.

Acompanhe, a seguir, um resumo da palavra ministrada pela Bispa Sonia Hernandes:


Efésios 5.15 e 16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.”


Procrastinar é deixar para depois o que você precisa fazer agora. Quem tem este hábito geralmente está sempre atrasada ou estressada.


Há pessoas que, inclusive, transformam o depois em nunca, e acabam tendo sérios prejuízos. Por esse motivo, a procrastinação é um dos maiores ladrões de sonhos e oportunidades.


A procrastinação é um dos sintomas da falta de organização e um sinal de que a escala de prioridades de quem tem essa tendência precisa de ajustes urgentes.


A procrastinação também pode resultar na falta de credibilidade, na falta de confiança e no acúmulo de pendências, de contas para pagar, de bagunça e de projetos inacabados. E tudo isso pode levar à frustração.


Para vencermos a procrastinação, precisamos, antes de tudo, ter consciência de que existem dois tipos de tempo:


1- Kairós, que é o tempo com propósito. São momentos que Deus prepara para nós e que, simplesmente, não há como repeti-los.


2- Chronos, que é o tempo cronológico.


Precisamos tomar cuidado para não sermos roubadas pela nossa falta de percepção e de perspectiva.


Preste atenção nesta passagem:


Isaías 35.3 a 7: “Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes. Digam aos desalentados de coração: Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês. Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como as corças, e a língua dos mudos cantará. Pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. A areia escaldante se transformará em lagos, e a terra seca, em mananciais de água. Onde os chacais costumavam viver, crescerá a erva com canas e juncos.”


Areia, espiritualmente, significa tempo de vida.


Na passagem de Isaías 35, há três elementos que roubam nosso tempo:


1- Areia escaldante, que são as distrações que Satanás usa para “corroer” o nosso tempo.


Sabe quando sentimos que precisamos “dar um tempo” ou quando sempre achamos que temos tempo para assistir séries, ficar horas nas redes sociais assistindo vídeos aleatórios, mas não temos tempo para realizar o que realmente pode mudar o rumo da nossa história?


2- Areia seca, que são as pequenas pedras que Satanás coloca no nosso caminho para nos tirar do foco. Afinal, ninguém tropeça em montanhas.


3- Chacais, que são os devoradores da nossa motivação e da nossa energia.

Mas, afinal, o que pode levar alguém a procrastinar?


1- PREGUIÇA


Provérbios 20.13: “Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra.”


Provérbios 10.4 e 5: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.”


Guarde isso:


Se quando buscamos em primeiro lugar o Reino de Deus, todas as coisas são acrescentadas, quando buscamos em primeiro lugar o nosso conforto, as demais coisas nos são tiradas.


Guarde isso também:


Problemas não se resolvem sozinho. Quanto mais adiamos, maiores eles ficam.


2- MEDO


Isso ocorre quando nos boicotamos para não enfrentarmos determinadas situações.


Os maiores medos geralmente são: o de errar e o de ser rejeitada.


3- PERFECCIONISMO


Por faltarem alguns detalhas, você acha que nem vale a pena começar algo ou, simplesmente, usa isso como desculpa para nem terminar o que começou.


E qual é a solução para isso? Troque o perfeccionismo pela excelência! Faça o melhor com aquilo que você tem hoje!


Adote como estilo de vida a “Regra dos 70”.


Se você tem 70% dos recursos necessários, isso já o suficiente para você seguir em frente!


4- REBELDIA


Quando eu sei o que precisa ser feito e, simplesmente, não faço. O resultado disso sempre será a ruína.


1 Samuel 15.23: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”


5- EGOÍSMO


Guarde isso:


A sua procrastinação também prejudica a vida de todas as pessoas que convivem com você!


6- AUTOPIEDADE


Se você acha que sua vida é pesada, pois você tem casa, filhos e marido para cuidar... e ainda precisa trabalhar, pense: Se você perdesse tudo isso hoje, você seria mais feliz? Com certeza, não!


Por isso, troque o “eu sou obrigada a fazer isso” pelo “obrigada, Deus, pois eu tenho isso”.


7- ARROGÂNCIA


É aquela falsa sensação de que estamos no controle, mas, na verdade, quem está sendo controlada somos nós!


8- FALTA DE ROTINA


Guarde isso:


Ninguém consegue alcançar seus objetivos sem um plano de ação. Por isso, monte um cronograma!


9- QUANDO ELEGEMOS CULPADOS PARA A NOSSA FALTA DE RESPONSABILIDADE!


Guarde isso:


A única pessoa responsável pela sua felicidade é você mesma!

E quais são as consequências da procrastinação?


1- PREJUÍZOS QUE PODERIAM TER SIDO EVITADOS


Eclesiastes 10.8: “Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras.”


2- RELACIONAMENTOS DESGASTADOS


Existem muitos casamentos que acabam por causa disso.


3- PERDA DE OPORTUNIDADES


É uma das lições que a Parábola das 10 Virgens nos ensina:


Mateus 25.1 a 13: “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.


E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.


E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”


4- FALTA DE CREDIBILIDADE E DE CONFIANÇA


Provérbios 10.4 e 5: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.”


5- REJEIÇÃO


Provérbios 10.26: “Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam.”


6- MISÉRIA


Provérbios 6.9 a 11: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.”


7- NÃO CONSEGUIR DESFRUTAR DAS OBRAS DE SUAS MÃOS


Isso ocorre quando deixamos de fazer o que precisa ser feito, pois perdemos tempo e energia com outras coisas.


Provérbios 12.27: “O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.”


Não sabe por onde começar? Peça sabedoria para Deus!


Salmos 90.12 e 14 a 16: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.


Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.”


Se a procrastinação virou um hábito, crie um novo hábito: Nunca mais deixe para depois o que precisa ser feito agora. Comece a aplicar este novo estilo de vida nas cinco áreas que você mais tem procrastinado!

Quer vencer a procrastinação?


Troque a preguiça pela disciplina!


Hebreus 12.11 a 13: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.”


Faça do altar o seu renovo de forças!


Ajuste sua rotina!


Lembre-se de que grandes objetivos são construídos com pequenas metas diárias.


Faça de hoje um novo ponto de partida!



Redação

Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

bottom of page