"Troque o medo pela fé e a perseverança"


“A Grande Pesca” foi o tema dos cultos de Celebração da Família realizados nas igrejas Renascer em Cristo neste domingo (31).

No Renascer Hall, com transmissão ao vivo pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.


Eles leram o texto bíblico de João 21.1 a 14, que diz: “Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.


Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.


Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor. Veio Jesus, tomou o pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe. E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos.”


Acompanhe, a seguir, o resumo e o vídeo com o culto na íntegra:

Após a ressurreição, Jesus apareceu algumas vezes aos apóstolos.


Eles ainda estavam bastante abalados com a perda física de Jesus e enfrentando uma séria perseguição.


Pedro, Simão, João e outros decidiram voltar para a Galileia e, como eram pescadores muito hábeis, decidiram retomar a prática.


Como mostra o texto, eles estavam passando por momentos de frustração, medo, decepções e incertezas – assim como muitos de nós enfrentamos também. E, para completar, depois de uma noite exaustiva de trabalho, estavam com suas redes vazias.


Nessas condições, eles precisavam:


1- Vences as prisões mentais


Romanos 12.1 e 2: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”


Renovar a mente é ter um novo entendimento sobre os fatos. É ter uma leitura positiva. É trocar o medo e a desistência pela fé e a perseverança!


1 Coríntios 5.7:”Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.”


2- Andar de acordo com o que já alcançaram


Filipenses 3.16: “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”


Eles tinham andando com Jesus e recebido um chamado. Não era mais para eles levarem suas vidas como homens comuns.


Eles presenciaram milagres e aprenderam princípios espirituais profundos. Eles tinham tudo o que precisaram para vencer aquela adversidade!


Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”


3- Atender ao chamado


2 Coríntios 1.9: “Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos...”

Para vivermos a grande pesca, precisamos:


- RECONHECER JESUS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS;


- CRER NO SOBRENATURAL;


Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”


- OUVIR A VOZ DE JESUS E ANDAR E ACORDO A DIREÇÃO DELE.


Redação