A fé transforma dor em forças para seguir!

Atualizado: Ago 31

No Culto de Celebração da Família realizado no Renascer Hall, o Apóstolo Estevam Hernandes e a Bispa Sonia Hernandes trouxeram uma mensagem de reflexão com base no tema: Como vencer a dor?

Acompanhe, a seguir, o resumo e o vídeo com o culto na íntegra:

2 Coríntios 11.23 a 33: “São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.

Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.

O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender; mas, num grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos.”

Em Isaías66.9, o profeta relata:“Não causarei dor sem permitir que nasça algo novo, diz o Senhor”. Pois bem, metaforicamente falando, assim como uma gestante, muitas vezes precisaremos passar por uma “dor” para chegarmos ao propósito que nos espera. Em sua soberania, Deus permite situações angustiantes acontecerem em nossas vidas para que dali possa nascer algo novo. Deus nos ama tanto, que Ele não suporta que nos enraizemos no nosso próprio conforto, de fato Ele quer nos tirar da nossa caixinha e nos fazer ir mais alto e mais profundo.

Paulo, em uma de suas cartas, nos alerta que neste mundo passaremos por tribulações, mas com Deus ao nosso lado teremos esperança e assim desenvolveremos um caráter aprovado para enfim conseguir enfrentar os problemas e dificuldades.

A dor é algo que é inerente ao ser humano, não é nada extraordinário sentir dor, seja ela física, ou emocional

Provérbios 14.13: “Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza.”

Porém é possível aprender a estar bem e feliz em toda e qualquer situação.

Filipenses 4.12 e 13: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

Esta afirmação vem de um homem experimentado em dores!

Paulo:

- Foi perseguido em Damasco;

-Foi rejeitado em Jerusalém;

- Foi esquecido em Tarso;

- Foi apedrejado em Listra;

- Foi açoitado em Filipos;

- Foi escorraçado em Tessalonica;

- Foi enxotado de Bereia;

- Foi chamado de tagarela em Atenas;

- Foi chamado de impostor em Corinto;

- Enfrentou feras em Éfeso;

- Foi preso em Jerusalém;

- Fui acusado em Cesareia;

</