“Portas para um Novo Tempo” foi o tema de um dos cultos de Celebração da Família realizados nas igrejas Renascer em Cristo.
No Renascer Hall, com transmissão ao vivo pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.
Acompanhe, a seguir, o resumo e os vídeos dos cultos na íntegra:
Lucas 19.1 a 10: “Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.
Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”
Zaqueu não era um simples cobrador de impostos, era um dos principais publicanos. Para eles manterem o Império Romano, roubavam, oprimiam e assolavam os cidadãos comuns. Por isso, eram odiados pelos judeus.
Ao ouvir falar de Jesus, ele ficou curioso e teve o desejo de conhecê-lo. Cristo se tornou a porta de salvação para aquele homem.
Com base nesta história de transformação, podemos concluir que:
1- DEUS NOS CHAMA PARA VIVERMOS UM NOVO TEMPO
João 15.16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
Zaqueu não podia ficar com a multidão, pois seria hostilizado. Por ser de baixa estatura, procurou uma árvore para conseguir ver Jesus passar pela estrada de Jericó.
Mesmo escondido, Cristo o chamou.
Chegou o tempo de sairmos do nosso esconderijo, pois nada passa despercebido aos olhos do Senhor.
Hebreus 4.13: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
2- QUANDO ABRIMOS A PORTA PARA CRISTO, HÁ SALVAÇÃO NA NOSSA CASA
Lucas 19.8 e 9: “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.”
O povo criticou Jesus por ter se hospedado na casa de Zaqueu, mas aquela visita fez parte de um grande plano de salvação e transformação, tanto que Zaque se propôs a doar parte de seus bens aos pobres e a restituir 4 vezes mais aqueles a quem ele defraudou.
Jesus não só inaugurou um novo tempo naquela casa, mas em toda sociedade!
2 Coríntios 5.17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
3- DEUS FARÁ COM QUE VIVAMOS UM DIVISOR DE ÁGUAS
Isaías 43.18 e 19: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”
O que aconteceu na vida de Zaqueu foi um divisor de águas, mudou o seu presente e futuro, o transformou em um servo de Deus.
O Senhor rompe os nossos laços com o passado para estabelecer um novo tempo!
Redação
Comentarios