top of page

Não jogue contra seu próprio time

Por Bispa Fê

Hoje, eu quero compartilhar duas frases de Jesus que me fizeram refletir bastante:


Mateus 12.30: "Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.”


Mateus 12.25: “... Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”


O que isso significa? Que existem dois tipos de pessoas: Aquelas que jogam contra e aquelas que jogam a favor!


Qual delas é você no seu trabalho, na sua casa, no seu ministério? Será que você sabe andar em unidade?


Sabe o que eu aprendi? Que, no casamento, não existe o que é melhor para mim ou o que é melhor para o meu marido, mas o que é melhor para a família – ainda que um dos dois tenha que ceder!


E no trabalho? Como isso pode funcionar? Pense na sua empresa como uma grande embarcação... Todos querem chegar ao mesmo destino...


Em vez de medir forças, por que não uni-las? Assim, vocês chegarão mais rápido. Com a empresa prosperando e expandindo, as condições de trabalho vão melhorar, o salário vai subir. Todos ganham!


O grande problema é que muitas vezes, sem perceber, estamos jogando contra nosso próprio time.


Como? De quatro maneiras:


1ª FALANDO MAL PELAS COSTAS


Existem duas formas de falarmos mal de alguém pelas costas:


A primeira é desabafando:


Neste caso, o grande problema não é o que você fala, mas para quem...


Quando a gente se comunica, não estamos somente compartilhando uma informação, mas transmitindo sentimentos!


A segunda forma de falar mal é expondo para criticar ou descredibilizar


Sabe o que acontece quando um soldado é ferido na guerra? Fica largado ali no chão para morrer e com suas feridas expostas?


De jeito nenhum. O comando desloca um batalhão para resgatá-lo, pois, “não se deixa soldado ferido no campo de batalha”.


Seu colega de trabalho cometeu algum erro? Perdeu uma informação importante? Deixou algum detalhe passar despercebido? Escreveu uma palavra errada no relatório? Chame-o de canto e dê um toque. Não o deixe exposto! Amanhã, se você errar, ele também te protegerá!


E falar mal do chefe, pode?


2ª DESENCORAJANDO OU DUVIDANDO!


Você sabia que nos alimentos do que falamos e que as palavras são decretos espirituais?


Toda vez que você fala que algo não vai dar certo, que aquela projeto não vai sair do papel, que a empresa vai falir, que o seu casamento já era... você está jogando contra seu casamento, sua família, seu trabalho e, consequentemente, contra você mesmo...


Imagine se Neemias tivesse parado por causa das críticas? Ele jamais teria conseguindo reconstruir os muros em 52 dias!


3º NÃO RECONHECENDO OU DIMINUINDO AS CONQUISTAS DOS OUTROS!


Vou citar um exemplo...


Você aparece todo feliz com seu carro novo, aí vem alguém e faz comentários do tipo: “Legal, mas essa cor é difícil de vender depois...” ,“Nossa... Esse carro gasta muita gasolina...”... Muitas vezes, sem perceber, agimos igual.


4ª FALTA DE RESPONSABILIDADE!


É quando sabemos o que precisamos fazer e não fazemos, ou fazemos de qualquer jeito ou fazemos como e quando temos vontade, sem ao menos pensar em como isso pode afetar o outro!


Uma das lições que Paulo nos ensina é que nós fazemos parte de um corpo, no qual cada célula é importante:


1 Coríntios 12.12 e 15 a 18: Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como ele quis!


Por isso, assuma sua posição! Faça a sua parte, jogue a favor, jogue limpo, jogue pra valer...


Talvez, você não consiga mudar o mundo todo, mas com certeza fará dele um lugar melhor para você e para aqueles que estão ao seu redor!


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento através das águas do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

Comments


bottom of page