Mind7: Renove sua mente para alçar voos altos em 2020

Atualizado: 28 de Jan de 2020


Isaías 11.2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”


2 Coríntios 6.12: “Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.”

Nossa mente é formada por lembranças e informações que recebemos ao longo de nossa história. Podemos concluir que ela é um campo de batalha e que pode se tornar escravizante e limitadora.


As restrições mentais e emocionais que possuímos são oriundas de traumas, fracassos e conceitos errados que adquirimos na nossa infância, por exemplo. Mas podemos nos libertar de tudo isso, tendo a consciência de que nada acontece “contra nós”, mas “para nós”. Nada acontece para a nossa destruição, mas para a nossa evolução!  


As restrições mentais obstruem a criatividade e a agilidade que precisamos para resolver problemas. Impedem-nos de enxergar que, em momentos de crise, também podem surgir grandes oportunidades.


Depende de você ser uma pessoa limitada ou de sucesso, pois é a sua mentalidade que determina seus sentimentos e comportamentos!


O que te impede, muitas vezes, de avançar são os pensamentos que você tem ao próprio respeito. Isso ocorre quando você se enxerga inferior, indigno e incapaz! É quando você não tem perspectivas de futuro! É quando você anula dentro de si todas as possibilidades.


Na Palavra de Deus, há um termo chamado “Metanoia”, que, ao pé da letra, significa: “além da mente”. É o processo de renovação e expansão da nossa capacidade mental! Quem não passa por ele sempre será escravo de um passado que não tem futuro!


Se eu não busco transformação, se eu não busco evolução, se eu não busco renovação, eu fico para trás, não tem jeito! O mundo está em constante evolução. Por isso, precisamos nos atualizar todos os dias e sempre procurar fazer algo novo. 


Isaías 54.2: “Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas.”


Para passarmos por este processo de expansão, é necessário:


1- Ter uma mente forte que domina emoções

Com o passar dos dias, nossa mente fica sobrecarregada, gerando um grande esgotamento físico.  E esse cansaço somado às situações de pressão resulta também em um grande desgaste emocional. É daí que vem aquela expressão “minha cabeça vai explodir”.


Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”


Quando perdemos o domínio de nossas emoções, automaticamente perdemos o controle das situações.


Quando perdemos o domínio mental, agimos de acordo com os nossos impulsos e instintos e, consequentemente, cometemos loucuras. Quando nos damos conta, já é tarde demais.


Antes que você coloque tudo a perder, estabeleça este domínio! Como? Filtrando os seus pensamentos e levando em consideração as consequências.

Existem duas técnicas que podem te ajudar:


- Contar até dez”

<