Marcas Apostólicas é tema da Ceia de Oficiais

Atualizado: há 5 horas

Durante a Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo, realizada na Renascer Arena, o Apóstolo Estevam Hernandes trouxe uma mensagem de reflexão com base no tema: Marcas Apostólicas.

Acompanhe, a seguir, o resumo da ministração:

Gálatas 6.11 a 17: “Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho. Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

Paulo recebeu um chamado apostólico muito forte. Para levar a mensagem do evangelho aos gentios, ele precisou quebrar paradigmas e romper as barreiras, humanamente intransponíveis, da religiosidade.

Ele passou por um processo de transformação, como o barro nas mãos do oleiro:

Jeremias 18.6: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Deus moldou Paulo e, ao longo de sua jornada, o marcou apostolicamente em seu corpo e em seu espírito. Assim, ele cumpriu incondicionalmente o seu chamado e ficou conhecido como aquele que tinha um relacionamento profundo com o Senhor.

Precisamos ter consciência de que Satanás quer marcar as pessoas espiritualmente para, através delas, propagar seu plano de destruição.

Veja alguns exemplos bíblicos:

1- MARCA DO HOMICÍDIO

Gênesis 4.8 a 15: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.

Então, disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O Senhor, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.”

Caim foi o primeiro homicida da humanidade. Por conta disso, recebeu uma marca em seu corpo. Hoje, existem milhões de homicidas espalhados por aí, deixando marcas que identificam este legado satânico.

2- MARCA DA REBELDIA

2 Crônicas 26.16, 19 e 20: “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso. Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o Senhor o ferira.”

Por ter se rebelado contra Azarias e ter usurpado o ofício sacerdotal, Uzias teve seu corpo marcado pela lepra.

Hoje, vemos esta marca espiritual na vida daqueles que se opõem contra a obra de Deus e os ungidos d´Ele.

3- MARCA DO DESPREZO A DEUS

2 Crônicas 16:10 e 12: “Porém Asa se indignou contra o vidente e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião, oprimiu Asa alguns do povo. No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao Senhor, mas confiou nos médicos.”

Asa foi marcado com uma enfermidade mortal, pois oprimia o povo e desprezava a Deus. Tanto que, em vez de buscar no Senhor um caminho de cura, optou por soluções humanas.

Precisamos ter consciência de que nossas marcas espirituais e nossas obras nos definem.

Por exemplo, Paulo carregava em seu corpo as marcas que o identificavam como apóstolo de Cristo.

As marcas do apostolado são um legado que nos identifica como servos de Jesus.

As 12 principais de Paulo foram:

1- MARCA DE SOFRIMENTOS

Atos 9.15 e 16: “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.”

Deus disse: “Esse sofrerá pelo Meu nome!”

Paulo já sabia que seria uma jornada que muitos não suportariam, mas, para ele, viver era Cristo e morrer era lucro. A fé dele era inabalável!

Paulo sabia que os sofrimentos que ele enfrentou por amor a Jesus valiam a pena. O resultado são milhões de vidas salvas, incluindo as nossas!

2- MARCA DO ISOLAMENTO

Gálatas 1.17 e 18: “...nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco. Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias...”

Paulo foi para Arábia e, depois, para Damasco. Ficou três anos distante da família e isolado, apenas sendo formado pelo Espírito Santo.

3- MARCA DAS PERSEGUIÇÕES

Atos 21.31 a 33: “Procurando eles matá-lo, chegou ao conhecimento do comandante da força que toda a Jerusalém estava amotinada. Então, este, levando logo soldados e centuriões, correu para o meio do povo. Ao verem chegar o comandante e os soldados, cessaram de espancar Paulo. Aproximando-se o comandante, apoderou-se de Paulo e ordenou que fosse acorrentado com duas cadeias, perguntando quem era e o que havia feito.”

De todas as maneiras, Satanás tentou paralisar ou destruir Paulo: o prendeu, o perseguiu, o agrediu, o expôs á vergonha... Mas nada o detinha.

4- MARCA DO ABANDONO

Muitos viraram as costas para Paulo.

2 Timóteo 4.16 a 18: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

5- MARCA DA TRAIÇÃO

2 Timóteo 4.14: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.”

Este rapaz citado na carta endereçada a Timóteo foi um dos discípulos formados por Paulo.

Alexandre, o latoeiro, desprezou completamente aqueles sete anos de caminhada, tanto que chegou a depor contra Paulo.

6- MARCA DA FIDELIDADE

Romanos 8.35: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”

Por isso, Paulo nunca desistiu. Era fiel até a morte!

7- MARCA DA AUTORIDADE

Atos 26.19, 25 e 28: “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso. Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.”

Romanos 16.20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.”

8- MARCA DE SUBMISSÃO

Gálatas 2.20: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. “

Paulo era totalmente identificado com Cristo, absolutamente submisso ao seu chamado.

9- MARCA DE PROSPERIDADE

2 Coríntios 9.11: “enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.”

Paulo foi suprido em todas as suas necessidades!

Filipenses 4.19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

10- MARCA DE AMOR

1 Coríntios 13.1: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.”

Um homem que conheceu o verdadeiro amor e ensinou seus discípulos a amar.

11- MARCA DA LIBERDADE ESPIRITUAL

Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

Paulo foi um homem 100% liberto da religiosidade. Por isso, o Espírito Santo tinha liberdade para agir nele.

12- A MARCA DA UNÇÃO

2 Coríntios 12.2 a 4: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.”

Efésios 5.18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito...”

Paulo era cheio do Espírito Santo e, por isso, foi elevado a dimensões espirituais e deixou um grande legado para nós!


Redação


101 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

12 conselhos da Bispa Fê para todas as mamães

Em seu Instagram, a Bispa Fê deixou 12 conselhos para as mamães. Acompanhe, a seguir, o texto inspirador: Ser mãe não é só gerar e alimentar! É também ensinar, disciplinar, apoiar, instruir, corrigir

"Não assuma essa dificuldade como definitiva"

Neste domingo (09). Em todas as igrejas Renascer em Cristo, as mamães foram homenageadas. Além das manifestações de carinho, elas receberam orações. “Recebemos a bênção de gerar, cuidar, ensinar, dire

Apóstolo ministra a oferta que traz livramentos

Durante a Ceia de Oficiais, o Apóstolo Estevam Hernandes ministrou a oferta que traz livramentos sobrenaturais. Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra: 2 Reis 3.11 a 24: “Perguntou, porém, Josafá: N