Igreja Renascer em Cristo completa 34 anos

Além de desenvolver um trabalho de referência com crianças, adolescentes, jovens e casais, possuir o maior ministério feminino do país – o +QV (Mais que Vencedoras) – e promover eventos evangelísticos que lotam ginásios e estádios, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, ao longo dos seus 34 anos de existência, abriu centenas de portas de salvação ao redor do mundo.

O ministério, que nasceu oficialmente em 12 de março de 1986, ainda conta com uma arena, uma rede de televisão e de rádio, que leva 24 horas por dia a mensagem transformadora do evangelho aos quatro cantos do país, obras assistenciais – como o Centro de Recuperação Renascer, o Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes, a Associação Renascer Angola, o Fé com Obras, o O2 Anunciar, o La Casa de Dios e o Expresso da Solidariedade –, uma fazenda, aplicativos, canais interativos, um amplo centro de estudos bíblicos, uma plataforma de ensino à distância e um dos maiores grupos de louvor da América Latina, o Renascer Praise.

Ficou conhecida por ter trazido ao Brasil e realizar em diversas nações a maior concentração cristã do mundo, que é a Marcha para Jesus, e incentivar expressões artísticas e a prática de esportes.

Além disso, promove anualmente a Caravana Apostólica, levando centenas de pessoas a Israel, em uma jornada transformadora.

“A visão da nossa igreja está baseada na história de Neemias, que reconstruiu e restaurou em tempo recorde os muros caídos de Jerusalém. O nosso maior objetivo é a restauração de vidas, por meio do amor de Cristo!”, explica o Apóstolo Estevam Hernandes.

"A Renascer existe, porque nós renascemos", destaca a Bispa Sonia Hernandes.

Como tudo começou?

A Renascer surgiu na metade da década de 80. Na época, o Apóstolo Estevam Hernandes e sua família, sofrendo os efeitos da religiosidade, foram convidados a deixar a igreja que faziam parte. Muitas pessoas manifestaram o desejo de segui-los, mas eles deixaram claro que seu objetivo nunca foi causar divisão no ministério.

Como estavam ministrando e acompanhando um casal, decidiram dar continuidade aos discipulados em casa, que se tornou também um lar para 12 jovens músicos, que ali encontraram um ambiente acolhedor e foram libertos do vício das drogas. A igreja foi formada em um ambiente de discipulado e amor ao próximo.

Logo, outras pessoas se juntaram ao grupo. As reuniões aconteciam na casa da Rua Ônix, 46, no bairro da Aclimação, zona sul da capital paulista, que, em pouco tempo, acabou ficando pequena para acolher tanta gente. Foi neste momento que o Apóstolo Estevam e a Bispa Sonia decidiram procurar um local maior. O salão no piso superior da antiga pizzaria Livorno, localizada na Rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, foi escolhido para as reuniões.

A responsabilidade com a obra e o temor ao Senhor fizeram com que o Apóstolo chegasse a pensar em acabar com os cultos e direcionar o povo para uma igreja já estabelecida. Na ocasião, Estevam ainda trabalhava em uma empresa, com um cargo de confiança, o que o impedia de ter uma dedicação total ao ministério. No entanto, não havia mais como resistir, pois era realmente a vontade de Deus que um novo ministério nascesse ali. Um ministério que iria revolucionar o meio evangélico, trazendo uma nova visão do que é ter Jesus no coração, a Renascer em Cristo! O então Pastor Estevam deixou sua vida profissional bem-sucedida e se entregou totalmente à obra.

A Igreja Árabe

Era necessário conseguir outro local para abrigar a igreja nascente. Já tendo procurado praticamente em todo o bairro, ao passar em frente à Igreja Evangélica Árabe, no bairro do Paraíso, em São Paulo, o Espírito Santo falou com o Apóstolo que aquele era o lugar. Conversaram, então, com o pastor da igreja e ficou acertado que os cultos seriam realizados ali. Para receber e comportar o crescimento da igreja, o local passou por uma reforma e teve seu espaço físico ampliado através do recuo da parede do altar.

A igreja crescia sem parar. As reuniões de segunda-feira, realizadas na garagem do prédio, atraíam jovens e mais jovens que se entregavam a Jesus e eram libertos do vício drogas. O início da banda Katsbarnea aconteceu neste momento da história da igreja e foi um marco que revolucionou a música gospel no Brasil. Artistas que se apresentavam na noite, agora totalmente libertos, tocavam para Jesus e atraiam multidões.

Do Brasil para as nações

O desejo do Apóstolo era que a igreja tivesse um prédio próprio. Foi aí que o Senhor usou um pastor para trazer uma palavra profética de que Deus daria para a igreja recém-nascida um prédio maravilhoso, em uma região excelente e com um detalhe: teria um ponto de ônibus na porta.

A procura pelo prédio começou, até que um dia, Bispa Sonia, passando em frente ao prédio da Lins, deu um grito, dizendo: “Olha o prédio que está para vender!”. O local já havia abrigado um cinema e uma agência de automóveis. Na primeira visita ao lugar, ela conta que a presença de Deus foi fortíssima, e Ele confirmou a promessa de que aquele seria um templo de salvação.

Quando a notícia foi dada ao povo, aconteceu aquilo que Moisés viveu quando os espias foram ver a terra. Calebe e Josué creram, mas os outros dez espias foram incrédulos, dizendo ser impossível conquistá-la. Alguns não acreditaram ser possível comprar aquele prédio, já que o valor, aos olhos humanos, era gigantesco. Iniciou-se, então, uma campanha para a compra do prédio da Lins. Havia uma alegria e uma disposição do povo em ajudar. Uma disposição que lembrava a da Igreja Primitiva.

Logo depois, o prédio foi doado à Igreja Renascer em Cristo, dando prosseguimento ao mover do Senhor, que levou à conquista de outros prédios e ao crescimento da obra em todo o Brasil e em outros países.

No dia 30 de outubro de 2010, depois de 52 dias proféticos de reforma, o Renascer Hall, antigo Espaço Renascer e atual sede internacional da Renascer em Cristo, foi inaugurado com muita festa, durante o encerramento do “Jejum das Grandes Portas de Pedro”.

Situado na Mooca, bairro tradicional da zona leste da capital paulista, o local possui toda estrutura necessária para receber os fiéis: estacionamento amplo, departamento infantil, point gospel, sala para o público adolescente, ambulatório e cantina.

Além dos cultos diários, o Renascer Hall ficou conhecido pelas “Noites de Louvor” e pelos maiores eventos evangelísticos do país. Nas festas e shows, milhares de jovens entregaram suas vidas para Jesus.

O local virou notícia com o URF (Ultimate Reborn Fight), primeiro torneio de MMA realizado dentro de uma igreja. A disputa ganhou destaque internacional, por meio de uma reportagem exibida no National Geographic Channel.


Redação

163 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Central de Endereços

Para saber qual a igreja mais próxima clique aqui!

Assessoria de Imprensa

imprensa@renascer.org.br

© 2020 | Produzido por agência VB Creations  | Todos os direitos reservados.