A Vitória de Rute foi tema do Culto de Celebração deste domingo (16), nas igrejas Renascer em Cristo.
No Renascer Hall, com transmissão ao vivo pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.
Acompanhe, a seguir, o vídeo e o resumo:
Rute 1.16 a 22: Porém Rute respondeu: — Não insista para que eu a deixe nem me obrigue a não segui-la! Porque aonde quer que você for, irei eu; e onde quer que pousar, ali pousarei eu. O seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus. Onde quer que você morrer, morrerei eu e aí serei sepultada. Que o Senhor me castigue, se outra coisa que não seja a morte me separar de você. Quando Noemi viu que Rute estava mesmo decidida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela. Então ambas se foram, até que chegaram a Belém.
E aconteceu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas. E as mulheres perguntavam: — Essa não é a Noemi? Porém ela lhes dizia: — Não me chamem de Noemi, mas de Mara, porque o Todo-Poderoso me deu muita amargura. Quando saí daqui, eu era plena, mas o Senhor me fez voltar vazia. Por que, então, querem me chamar de Noemi, se o Senhor deu testemunho contra mim e o Todo-Poderoso me afligiu? Foi assim que Noemi voltou da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita. E chegaram a Belém no começo da colheita da cevada.
Rute e Orfa eram moabitas e se casaram com os filhos de Elimeleque e Noemi. Ambas não puderam ter filhos. O dia mau chegou e morreram Elimeleque, Malom e Quiliom.
As três ficaram viúvas e desamparadas naquela terra de deserto. O mundo tinha desabado, e elas não tinham mais perspectivas de futuro.
O que elas não sabiam é que Deus tinham um plano de vitória, mas apenas Rute viveu, pois decidiu permanecer ao lado de Noemi, honrando sua aliança.
O dia mau chegou na sua casa? Jesus te fala hoje:
João 14.1: Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim.
E quais foram as decisões que colocaram Rute no destino que Deus tinha para ela?
#1 A ESCOLHA CERTA
Mateus 6.24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
Nossas escolhas definem nosso futuro. Rute fez uma escolha dirigida pelo Espírito Santo. Essa escolha parecia ser a pior sob o ponto de vista humano, mas era a escolha que Deus queria que ela fizesse.
Rute não era movida por emoções e muito menos pela lógica humana, mas por suas convicções.
Sem saber, Rute estava determinando um futuro abençoado para ela para a sogra.
#2 O PREÇO A SER PAGO
Romanos 8.17: E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
A escolha de Rute envolveu um preço alto a ser pago: sofrer humilhações e viver dos restos de colheitas de grandes fazendeiros.
Rute 2.2 e 3: Rute, a moabita, disse a Noemi: — Deixe-me ir ao campo para apanhar espigas atrás daquele que me permitir fazer isso. Noemi respondeu: — Vá, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava espigas atrás dos ceifeiros. Por casualidade entrou na parte do campo que pertencia a Boaz, que era da família de Elimeleque.
A humildade e a dignidade de Rute a colocaram na rota do seu resgatador.
Guarde isso:
Na vida daqueles que andam dentro do plano de Deus, as humilhações precedem a honra!
1 Pedro 5.6: Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.
#3 ESPERAR O TEMPO DE DEUS
Rute 4.9 a 15: Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: — Hoje vocês são testemunhas de que comprei de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom. E também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para perpetuar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e do portão da sua cidade. Hoje vocês são testemunhas disso. Todo o povo que estava no portão e os anciãos disseram: — Somos testemunhas. E disseram a Boaz: — Que o Senhor faça a esta mulher, que está entrando na sua família, como fez a Raquel e Lia, que edificaram a casa de Israel. E que você, Boaz, seja um homem poderoso em Efrata, e que o seu nome se torne famoso em Belém.
Que, com os filhos que o Senhor lhe der dessa jovem, a sua casa seja como a de Perez, o filho que Tamar deu a Judá. Assim Boaz recebeu Rute, e ela passou a ser a sua mulher. Ele teve relações com ela, e o Senhor concedeu que ela ficasse grávida e tivesse um filho. Então as mulheres disseram a Noemi: — Bendito seja o Senhor , que não deixou hoje de lhe dar um neto que será o seu resgatador. Que o nome dele venha a ser famoso em Israel! Nele você terá renovação da vida e consolo na velhice, pois a sua nora, que ama você, o deu à luz, e para você ela é melhor do que sete filhos.
Jeremias 33.3: Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.
Rute gerou Obede, que gerou Jesse, que gerou Davi, e de Davi veio Jesus, nosso Resgatador. Nele, temos acesso a todas as bênçãos e promessas de Deus!
Redação
Comments