Neste sábado (08), aconteceu a reunião do projeto Mais que Vencedoras (+QV) correspondente ao mês de agosto.
Com transmissão ao vivo do Renascer Hall, sede internacional da Igreja Renascer em Cristo – que recebeu 40% de sua capacidade de público, respeitando as normas municipais – o evento foi marcado por testemunhos, exemplos de superação e uma mensagem esclarecedora sobre EMPODERAMENTO ministrada pela Bispa Fernanda Hernandes Rasmussen.
Acompanhe, a seguir, os principais trechos:
O que é para você uma mulher EMPODERADA?
É ser aquela que tem reconhecimento? Que é independente? Que é conquistadora? Que é realizadora? Que tem milhares de seguidores?
Hoje, o que realmente te daria o PODER necessário para você todos os seus complexos, inseguranças e medos? O que realmente te daria o PODER necessário para se manter sempre fortalecida e segura?
A palavra “poder”, no latim, deriva da palavra “pai”. A origem de todo PODER que precisamos está no nosso Pai!
Há muitas mulheres enfraquecidas na sociedade, justamente por não saberem o que é ter um pai. Mas nós sabemos.
Hoje, vamos conhecer a história de uma mulher que foi EMPODERADA por esse amor:
Gênesis 16.1 a 16: “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti. Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.
Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede. Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael. Era Abrão de oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu à luz Ismael.”
Gênesis 21.9 a 20: “Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.
Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente.
Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.
Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro...”
Agar era uma mulher escrava sem direito a escolhas, mas ela foi escolhida para gerar o primeiro filho de Abrão – pois, até então, Deus ainda não havia mudado seu nome.
Sarai vendo que, por ser estéril, não poderia dar filhos a Abrão fez de Agar uma “barriga de aluguel”. Desta solução “precipitada”, nasceu Ismael.
Com o passar do tempo, Deus cumpriu a promessa que deu ao casal, e Sara – que, assim como Abraão também teve seu nome mudado –, deu à luz Isaque.
Como já era esperado, os dois meninos acabaram se desentendendo. É natural haver ciúmes. Mas, no caso daquela família, fez com que o mal estar que havia entre Sara e Agar se agravasse.
Abraão, então, decide despedir Agar. Ela e o filho saíram errantes pelo deserto, com pouca comida e bebida.
Desolada, Agar deixa Ismael debaixo de um arbusto para não vê-lo morrer e chora desesperadamente. Mas o Senhor vai ao encontro dela e traz a promessa de que, de Ismael, surgiria uma grande nação.
Naquele momento, Agar é sobrenaturalmente EMPODERADA e passa a caminhar de acordo com a promessa, não mais segundo aquele sentimento de abandono e incompreensão.
Ao contrário das definições de EMPODERAMENTO FEMININO que ouvimos hoje em dia, uma mulher é EMPODERADA é aquela, que como Agar:
1- Ouve a voz de Deus
Isaías 1.19: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”
A partir do momento que Agar ouviu a voz de Deus, todos aqueles sentimentos destruidores se transformaram numa inabalável convicção. A Palavra de Deus a livrou do que a estava matando!
Salmos 107.20: “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.”
2- Crê no PODER da PALAVRA
1 João 5.3 e 4: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
Agar acreditou na Palavra, e isso mudou sua disposição interior!
A fé nos faz enxergar caminho onde não haveria!
3- Anda pela fé em direção à promessa
Uma mulher que se move por este PODER é imparável!
A promessa se cumpriu na vida de Isaque. A partir dele, surgiu a nação árabe.
Acompanhe, no vídeo abaixo, a ministração na íntegra:
Redação
Comments