top of page

5 motivos para começar o dia mais cedo

Por Bispa Fê

Para produzir novos conteúdos para o meu canal, eu sempre coloco uma caixinha de sugestões no meu Instagram...


Certo dia, eu decidi fazer uma pesquisa e perguntei:


Quando o assunto é disciplina, qual é sua maior dificuldade? A maioria respondeu: "Acordar cedo!"


Como acordar cedo já faz parte da minha rotina, pois meus filhos estudam de manhã e sempre comecei minha jornada de trabalho muito cedo, decidi realizar lives matinais para ajudar minha seguidoras a adquirir este hábito e também foi uma maneira que encontramos de iniciarmos nosso dia na presença de Deus.


Foi o que nos fortaleceu durante a pandemia, e os resultados foram maravilhosos! Todas, sem exceção, disseram que começar o dia mais cedo fez com que elas alcançassem um nível muito maior de produtividade!


Você sabia que acordar cedo traz muitos benefícios à saúde? Isso já foi cientificamente comprovado!


Quando você dorme cedo e acorda cedo, seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, ou seja, o ciclo de 24 horas, no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos, e isso ajuda a regular: nossos padrões de sono e apetite, nosso estado de alerta, a temperatura do nosso corpo, nossas ondas cerebrais, a produção de vários hormônios, a nossa regeneração celular e ainda ajuda a estabilizar os níveis de glicose e insulina do nosso corpo.


O principal hormônio relacionado ao sono que é afetado positivamente por esse reloginho é o cortisol, que ajuda o organismo a controlar o estresse! Ou seja, o bom humor também entra nesse pacote!


E como adquirir este hábito?


Uma estratégia que ajuda muito é acordar todos os dias, inclusive aos finais de semana, sempre no mesmo horário! Assim, você condicionará o seu organismo... Experimente isso por 21 dias... Depois, você começará a acordar antes mesmo do despertador tocar. Dormir mais cedo também será uma consequência!


De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a recomendação para um sono de qualidade em adultos é de cerca de 8 horas por noite sem interrupções ou perturbações.


É muito importante nesta fase de adaptação você não dormir à tarde, evitar bebidas estimulantes, como o café, depois das 18h, desligar os aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir e fazer uma jantinha leve!


Se você ainda precisa de mais motivos para começar o dia mais cedo, vou te dar mais cinco:


Vamos lá?


1- Mais tempo para pensar e, assim, tomar boas decisões e planejar melhor o dia

Está comprovado cientificamente que nosso cérebro funciona melhor nas primeiras horas da manhã. Além disso, o nosso horário mais produtivo é sempre antes do almoço!


2- É o período perfeito para praticar exercícios

Isso faz com que nosso corpo produza endorfinas que podem nos ajudar a ter mais disposição e energia.

3- Poder tomar um café da manhã de forma tranquila


Enquanto dormimos de noite, nosso corpo passa um longo período em jejum gastando a energia que foi armazenada com as mais recentes refeições. Como resultado, nossas reservas para o funcionamento do organismo diminuem. É por esse e outros motivos que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia!

Começar o dia mais cedo possibilita também que você tome café da manhã com sua família. Isso é muito importante para fortalecer os vínculos afetivos.


4- Você estará um passo à frente dos outros


Enquanto alguns estão sonhando, você já estará realizando!


5- Te ajudará a ter margens de tempo e mais tempo livre ao final do dia


Tem coisa mais estressante do que viver no limite? É uma perda de energia desnecessária!


Quando temos margens de tempo, fica mais fácil administrar imprevistos!


E o tempinho extra no final do dia?


Você pode usar para fazer um curso, cuidar mais de você, sair com suas amigas, ler um livro, assistir sua série favorita...


É maravilhoso, não é mesmo?


Que tal começar a acordar mais cedo amanhã mesmo?


Posts recentes

Ver tudo

Por que jejuar e orar é tão importante?

Lucas 5.34 e 34: "Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim

O novo nascimento do batismo

Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo, po

A história de Mordecai e seus ensinamentos

Mordecai é um personagem importante no Livro de Ester, no Antigo Testamento da Bíblia. Ele era um judeu exilado em Susã, capital do Império Persa, e era primo e tutor de Ester, uma jovem judia que se

留言


bottom of page