13 de jul de 20205 min

"Nunca mais se enxergue incapaz de vencer!"

Respeitando normas do decreto municipal Nº 59.349, a Renascer em Cristo retomou suas atividades presenciais, com máximo de 30% de sua capacidade; uso obrigatório de máscara; álcool gel disponível; distanciamento social e restrição ao grupo de risco.
 

 
Para que todos fossem ministrados, os cultos deste domingo (12) também foram transmitidos pela Rede Gospel de Televisão e via Facebook e YouTube.
 

 
As palavras foram ministradas pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes, com base no tema "Novo Tempo”.
 

 
Acompanhe, a seguir, o resumo:

Juízes 6.1 a 6: “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações.

Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao Senhor.”

Israel estava totalmente dominado pelos midianitas. Mas, antes mesmo da invasão, Deus já tinha um plano de reversão preparado.

Para cumpri-lo e, assim, resgatar a honra de Israel, Ele chama Gideão, que não se enxergava capaz de assumir aquele desafio. Mas o Senhor o transforma em um grande líder de guerra.

Precisamos ter consciência de que Deus não nos trata de acordo com nossas limitações, mas segundo nosso potencial.
 

A vitória já estava determinada antes mesmo daquela convocação!
 

Juízes 6.13 e 14: “Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?”

Deus nos têm enviado para vencermos, principalmente em tempo de crises e incertezas. Precisamos abandonar a baixa-autoestima e assumir a condição de valentes d’Ele!

Lembre-se de que essa guerra não é sua, mas do Senhor!

Por isso, precisamos:

1- Desejar e buscar ter o sentimento de Cristo!

Filipenses 2.5: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”
 

Gideão vivia encarcerado nos seus medos, inseguranças e em sua baixa-autoestima. Mas o Senhor o libertou daquele cárcere emocional para que ele pudesse finalmente alçar voos altos!

Não permita mais que as situações ou pessoas te definem! Se Deus te colocou em determinado local é exatamente ali que você frutificará!

Juízes 6.12 a 14: “Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?”

A única maneira de transformarmos o desespero em esperança e nossas fraquezas e fortalezas é por meio da fé!

2- Estar prontos para a batalha como os 300 valentes!

Juízes 7. 1 a 7: Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.”

As aflições selecionam os verdadeiros valentes. Só permanece e prevalece os que estiverem dispostos e determinados!

Precisamos ter consciência de que os tímidos, os fracos e os medrosos ficam fora da luta, ou seja, nunca saberão o que é de fato vencer! Mas você não é um deles!

Você é aquele que pelo preparo e pela perseverança alcança a promessa! Você é um dos 300!

3- Pela autoridade e envio, superar todos os obstáculos e ainda trazer um grande despojo!  

Juízes 7.16 a 20: “Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis. Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e por Gideão!

Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam às imediações do arraial, ao princípio da vigília média, havendo-se pouco tempo antes trocado as guardas; e tocaram as trombetas e quebraram os cântaros que traziam nas mãos. Assim, tocaram as três companhias as trombetas e despedaçaram os cântaros; e seguravam na mão esquerda as tochas e na mão direita, as trombetas que tocavam; e exclamaram: Espada pelo Senhor e por Gideão!”

Juízes 7.12: “Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar.”

Os dois grandes inimigos de Israel – midianitas e amalequitas – aliaram-se para destruí-lo! Mas quem define os resultados? O Senhor! Ele tinha para os 300 uma vitória sobrenatural e uma grande restituição de tudo o que fora roubado!

Nenhuma situação para aquele que está no plano de Deus é o fim da linha!

Levíticos 26.8: “Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.”

Deus não te chamou para ser refém ou vítima de circunstâncias, mas para ser um valente e viver o período de maiores conquistas da tua vida, mesmo em meio à pandemia!


 

Redação