4 de dez de 20203 min

As perdas também fazem parte do plano de Deus!

Atualizado: 2 de mar de 2021

Respeitando normas municipais, a Renascer em Cristo retomou suas atividades presenciais, com máximo de 40% de sua capacidade de público; uso obrigatório de máscara; álcool gel disponível; distanciamento social e restrição ao grupo de risco.

Para que todos fossem ministrados, os cultos de Celebração da Família deste domingo (06) também foram transmitidos pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube.

No período da noite, diretamente do Renascer Hall, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes, com base no tema "Restituição pela Obediência ao Profeta", correspondente à campanha "52 Dias de Neemias - Construindo 2021".
 

 
2 Reis 8.1 a 6: “Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o Senhor chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos. Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus. Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras.
 

 
Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida. Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora.”
 

 
A mulher sunamita teve sua vida preservada de uma crise terrível, após seguir a direção dada ao profeta. E não só isso: foi restituída de tudo o que deixou de conquistar naquele período de escassez.
 

 
A prática de três princípios espirituais (descritos abaixo) foram fundamentais para aquelas liberações:
 

 
1- Ter ofertas no altar;
 

 
2- Não se revoltar diante das adversidades;
 

 
3- Obedecer à voz profética.
 

 
Precisamos ter consciência de que, muitas vezes, as perdas também fazem parte do plano de Deus. Foi esta convicção que manteve Jó de pé!
 

 
Em vez de atribuir a Deus todas as calamidades que viveu, ele O adorou.
 

 
Jó 1.20 a 23: “Então, jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o senhor o deu e o senhor o tomou; bendito seja o nome do senhor! Em tudo isto jó não pecou, nem atribuiu a deus falta alguma.”
 

 
Para sermos restituídos de todas as nossas perdas, é necessário:
 

 
1- Não perder a esperança
 

 
Zacarias 9.12: “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”
 

 
E para o que é irrestituível ou insubstituível? Deus tem compensações, ou seja, situações e relacionamentos que podem nos trazer novas alegrias!
 

 
2- Andar de acordo com o que já alcançamos
 

 
Filipenses 3.16: “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”
 

 
Em nenhum momento, a mulher sunamita teve sua fé enfraquecida, pois o que a movia era a gratidão pelos milagres que recebeu, incluindo a cura da esterilidade do marido e a ressurreição do filho deles.
 

 
Habacuque 3.17 a 19: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado. Todavia, eu me alegro no senhor, exulto no deus da minha salvação. O senhor deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.”
 

 
3- Sempre ter em mente que, se necessário, Deus moverá o sobrenatural para nos restituir
 

 
Jó 42.10 a 13: “Mudou o senhor a sorte de jó, quando este orava pelos seus amigos; e o senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o senhor o último estado de jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas.”
 

 
Deus não depende de circunstâncias humanas para cumprir os propósitos d´Ele em nossas vidas!
 

 

 
Redação